Facchini

IVECO lista 10 dicas de economia e operação para motoristas de VUCs

Alexandre Andrade/IVECO

Segundo a marca, com as dicas é possível economizar recursos e maximizar a utilização dos VUCs

Não é novidade para ninguém que os tempos de pandemia de Covid-19 (Coronavírus) mudaram completamente as relações de consumo de toda a população. Prova disso é a crescente demanda por entregas urbanas, um cenário extremamente favorável para os transportadores que trabalham com Veículos Urbanos de Carga (VUCs). 

Entretanto, este cenário favorável para as operações de distribuição urbana também possui vilões, como por exemplo, o aumento dos custos operacionais, especialmente em relação ao consumo de diesel, combustível que já acumula alta de 36% nos quatro primeiros meses de 2021. 

Mas, segundo, João Gomes, especialista da IVECO para o segmento de leves, dez ações podem fazer a diferença no dia a dia dos profissionais que trabalham com VUCs, reduzindo custos operacionais e ainda garantindo uma boa margem de faturamento. São elas:

1- Controle a carga do veículo para não ultrapassar os limites técnicos;

2- Calibre os pneus regularmente;

3- Faça o balanceamento e o alinhamento dos pneus com regularidade;

4- Utilize o ar condicionado corretamente. Se o veiculo estiver estacionado por um longo período, abra os vidros e deixe o ar circular para retirar a massa de ar quente e, depois, ligue o ar condicionado;

5- Amarre bem as lonas e ajuste a carga de maneira que a altura dela não ultrapasse a altura da cabine, em caso de um veículo com carroceria aberta;

6- Evite acelerar bruscamente;

7- Realize as trocas de marchas dentro da faixa rotação econômica do motor (faixa verde), considerando 1500 rpm a 2400 rpm;
8- Conheça a topografia do trajeto;

9- Em uma descida, tire o pé do acelerador e mantenha o veículo engrenado;

10- Respeite sempre os limites de velocidade das vias.


“A tecnologia também é uma boa aliada do motorista para a economia de combustível. Destaco a função Eco Switch, ativada por meio de um botão, do Novo IVECO Daily. O sistema altera a sensibilidade do pedal do acelerador reduzindo o consumo de diesel e permite que o conjunto trabalhe na faixa ideal, entre desempenho e economia”, afirma Gomes.

Liderança no segmento leve (chassi-cabine)
Mantendo o ritmo crescimento obtido ao longo de 2020, a IVECO encerrou o primeiro trimestre deste ano com novos motivos para comemorar. Com 36% de market share a marca se consagrou como líder segmento de leves (chassi-cabine). 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA