Chegada do novo DAF CF 410 com chassi rígido, marca a estreia da DAF no segmento brasileiro de caminhões semipesados
Confiante no mercado brasileiro, a DAF Caminhões, marca pertencente ao Grupo Paccar, segue investindo na ampliação e modernização do portfólio de produtos. Prova disso, é a apresentação da nova linha CF, que além de trazer um design totalmente renovado, passa a contar a primeira versão de chassi rígido da marca no país.
“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Design
Totalmente modernizado, o novo design da linha CF inclui detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.
Trem de força
O DAF CF 410 8x2, estreia no mercado brasileiro trazendo o motor PACCAR MX11, de 10,8 litros e seis cilindros, potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm em 900 rpm, garantindo ao modelo o título de semipesado mais potente do país.
Produzido em Ponta Grossa (PR), o novo propulsor é construído em ferro fundido vermicular (CGI), característica que garante uma redução de peso de até 180 kg, quando comparado com ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel. A motorização também conta com sistema de injeção de combustível Common Rail, que contribui para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Se comparado com a motorização da linha CF anterior, o novo PACCAR MX11 chega a ser 15% mais econômico.
A eficiência da nova motorização é complementada ainda pela capacidade de trabalhar em baixa rotações, graças a presença do turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema conta com tecnologia multitorque, que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.
O trem de força é complementado ainda pela presença da transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. A caixa traz como principal diferencial, troca de marchas mais rápidas, suaves e silenciosas, trazendo conforto ao motorista.
Configuração
Destinado ao atendimento de operações que utilizam implementos como, baú, sider, contêiner e prancha, entre outros, o inédito DAF CF rígido conta com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, característica que garante a máxima versatilidade aos transportadores.
A versão de entrada do novo semipesado conta com suspensão mecânica e os freios a tambor. A marca de origem holandesa ainda oferece como opcionais, conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air e sistema de freios a disco.
Conforto
Assim como em outros modelos da marca, o conforto do motorista não foi deixado de lado. O inédito semipesado DAF conta com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama e acabamento superior que prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna.
O acabamento interno das novas cabines também se destaca pelas diferentes opções de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. As cabines também trazem como diferenciais, um sistema de iluminação dimerizável e sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.
O novo DAF CF também conta com um painel de instrumentos totalmente redesenhado, que prioriza a ergonomia e permite um fácil acesso às informações mais relevantes do veículo. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.
E para garantir a máxima segurança ao veículo e proteção aos passageiros, o novo semipesado DAF também conta com uma suspensão da cabine desenvolvida para melhor absorção de energia, graças a uma estrutura reforçada que possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas.
Tecnologia e segurança
Em relação aos quesitos tecnologia e segurança, o inédito DAF CF rígido também passa a ocupar uma posição de destaque no mercado nacional. O Assistente de performance do condutor mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.
Graças a toda a tecnologia embarcada, o motorista também pode verificar de dentro da cabine, o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.
Assim como os modelos extrapesados da marca, a versão semipesada também conta com um sistema de monitoramento de energia da bateria. Além de permitir que o motorista verifique o status das baterias, o item fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas, e resultando assim em uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.
“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.
Ficha técnica
Cabine | Sleeper Cab ou Space Cab |
---|---|
Entre-eixos | 6.400 mm |
Motor | PACCAR MX11, 10,8 litros, 6 cilindros, 410 cv |
Transmissão | ZF TraXon automatizada 12 velocidades + 2 ré |
Suspensão diant. | Mecânica com molas parabólicas |
Suspensão tras. | Mecânica (molas) ou pneumática (full air) |
Rodas e pneus | 8,25x22,5 – Aço | 295/80 R22,5 |
Tara | 9.310 kg |
PBT (Técnico/Legal) | 34.200 kg / 29.000 kg |
CMT | 45.000 kg |
LEIA: DAF reforça presença no segmento off-road com Novo CF 480
4 Comentários
Seria extremamente interessante deixar esse veículo mais leve aplicando pneus 275 e consequentemente seu sistema de freios readequado com otimização do peso. 8200 kg de tara (tanques cheios+líquido+motorista) seria o ideal, essa tara de 9310 está matando o caminhão!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO caminhão pesado e bom o truck deve ser luxo
ResponderExcluirQual valor
ResponderExcluirNunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.