Facchini

10 caminhões Peterbilt 389 desembarcam no Brasil através do Porto de Paranaguá

Claudio Neves

Exemplares foram adquiridos por colecionadores de quatro estados brasileiros 

Dez exemplares que podem ser considerados um verdadeiro sonho de consumo de muitos caminhoneiros em todo o mundo desembarcaram nesta semana no Brasil. Na última quinta-feira, 25 de março, o Porto de Paranaguá se tornou a porta de entrada de dez unidades do icônico Peterbilt 389.

Adquiridos por colecionadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os dez modelos zero quilômetro foram enviados do porto de Jacksonville, na Flórida.

Destinados à operações rodoviárias de longas distâncias no mercado norte-americano, os caminhões Peterbilt 389 são comercializados atualmente com duas opções de motorização (Paccar MX13 ou Cummins ISX) e até três opção de transmissão (Eaton, Allison ou TTC Spicer).


Os atributos destes verdadeiros clássicos não se resumem apenas ao imponente design, reforçado principalmente pelo capô em alumínio. Todas as 10 unidades contam com o que há de melhor em termos de acabamento interno, que inclui, até três tonalidades de revestimento em couro, sistema de navegação por GPS, cama de casal, televisão, frigobar, armários e um amplo espaço interno para o dia a dia do motorista.

Por se tratarem de itens de coleção e por contarmos com uma legislação que infelizmente desfavorece por completo o uso de caminhões bicudos, especialmente aqueles produzidos nos Estados Unidos, será praticamente impossível vê-los com frequência. Portanto, nos resta agora apreciar sem moderação os registros feitos no Porto de Paranaguá durante a chegada dos dez exemplares:

Fotos: Claudio Neves

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA