Facchini

Scania 540 S supera concorrentes em dois importantes testes comparativos

Scania/Divulgação
A Scania conquistou novamente uma posição de destaque no segmento rodoviário de extrapesados. Prova disso é recente superação dos principais concorrentes em dois importantes testes comparativos realizados no mercado europeu. O Scania 540 S foi o grande destaque no 1000 Punkte Test (Teste de 1.000 pontos) e European Truck Challenge (ETC).

“Vencer esses testes comparativos é mais uma prova da posição de liderança da Scania no setor”, disse Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks. “Quando jornalistas independentes e experientes avaliam todos os aspectos relevantes de nossos produtos com métodos científicos e os comparam com nossos colegas, os resultados contam uma história que é altamente relevante para potenciais compradores de caminhões.”

Os testes de 1.000 pontos e ETC estão entre os comparativos de veículos comerciais mais renomados do mundo. Organizados por revistas especializadas alemãs, os testes contam com a participação de jornalistas experientes de diversos países, responsáveis por avaliarem uma série de aspectos de cada caminhão participante, como, ambiente do motorista, conforto para dormir, níveis de ruído, condução na estrada, mudança de marcha e facilidade de manutenção. Cada modelo é avaliado em um percurso de mais de 300 quilômetros. Além disso, recebem um equipamento de medição de combustível calibrado para confirmar o consumo real de combustível com a mais alta precisão. Cada aspecto recebe uma pontuação que é adicionada ao resultado final de cada caminhão.


“Recebemos a pontuação geral mais alta em ambos os testes, mas, pessoalmente, estou mais orgulhoso do fato de que nosso caminhão tem o menor consumo de combustível e, ao mesmo tempo, oferece a maior velocidade média”, disse Dorski. “Ele destaca a eficiência de transporte inerente da Scania. E não apenas nossos clientes se beneficiarão com o excelente resultado, mas também dá uma contribuição substancial - aqui e agora - na luta contra o desafio climático das emissões de CO2 que o mundo está enfrentando.”

Organizado por Michael Kern e publicado em várias revistas especializadas, o teste de 1.000 pontos foi responsável pela avaliação dos modelos Scania 540 S, MAN TGX 18.510 BLS e Mercedes-Benz Actros 1853 LS. Já o teste ETC contou com a participação dos modelos DAF XF 530, Scania 540 S, MAN TGX 18.510 BLS e Mercedes-Benz Actros 1853 LS. Todos os principais fabricantes europeus foram convidados para ambos os testes.

Do Brasil para o mundo
Desenvolvido no Brasil, primeiro país no mundo a contar com a opção na nova geração de caminhões Scania, o motor de 13 litros e 540 cavalos de potência foi apresentado ao mercado europeu em agosto de 2019. De lá pra cá, a versão vem conquistando cada vez mais um espaço significativo em ambos os mercados, especialmente entre  clientes e operações que exigem potências elevadas, mas que são diretamente afetadas por limitações de peso, como por exemplo no eixo, características estas que impedem o uso dos consagrados motores V8



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA