Facchini

Presidente da Petrobras afirma que "Não existe exagero de preços de combustíveis"

Marcelo Camargo
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro que o preço dos combustíveis no Brasil não é alto, nem baixo, mas é o preço de mercado. A declaração foi dada durante a apresentação dos últimos resultados trimestrais da empresa.

"Não existe nenhum exagero no Brasil, embora alguns impostos sejam elevados, por exemplo, comparando com os Estados Unidos, onde os impostos são baixos. O Brasil tem preços mais elevados", disse Castello Branco.

"Como sempre repito, o preço não é caro nem barato. O preço é o preço de mercado. Se o Brasil quiser ser uma economia de mercado, tem que ter preço de mercado", completou. "Preços abaixo do mercado geram muitas consequências, algumas previsíveis, outras não. Mas todas negativas", disse. "É surpreendente, em pleno século 21, dedicarmos tanto tempo à discussão sobre regra da paridade de importação de combustíveis", afirmou.

Segundo o executivo, é fundamental seguir paridade de importação de combustíveis, uma vez que esses produtos são commodities internacionais e boa parte da dívida da estatal é em dólar. Castello Branco ressaltou ainda que os preços abaixo do mercado internacional geram consequências negativas.


Troca no comando da Petrobras
Prestes a terminar o mandato, Roberto Castello Branco também comentou sobre a troca no comando da Petrobras. Na sexta-feira, 19 de fevereiro, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, indicou o general Joaquim Silva e Luna para assumir o cargo de CEO da estatal.

"Estaremos dispostos a fazer (a transição) de maneira mais suave e eficiente", afirmou o executivo. Segundo ele, os diretores seguirão até o final do mandato e depois aguardarão as decisões do novo comando.

"Nós continuamos a trabalhar normalmente pelo menos até 20 de março, o que estamos fazendo não mudará... inclusive no que diz respeito a paridade nos preços de importação" concluiu.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA