Facchini

PepsiCo e DHL recebem os primeiros caminhões 100% elétricos da JAC Motors

JAC Motors/Divulgação
Batizado de iEV1200T e com peso bruto total (PBT) de 7,5 toneladas, o primeiro caminhão 100% elétrico da JAC Motors começou a conquistar as ruas brasileiras neste mês. A PepsiCo, gigante norte-americana do setor alimentício, e a DHL, líder mundial em logística, receberam as primeiras unidades do modelo no Brasil.

As primeiras 10 unidades do JAC iEV1200T foram entregues neste mês à PepsiCo para operações de distribuição na cidade de São Paulo. Além de reforçarem o objetivo de reduzir a emissão de CO2 nas entregas, os modelos fazem parte do plano de substituição gradativa da frota de veículos urbanos a diesel por modelos movidos a combustíveis alternativos. 

Já a alemã DHL, recebeu uma unidade do JAC iEV1200T para testes. O modelo que faz parte do plano de investimento em sustentabilidade da empresa, será avaliado rigorosamente em termos de performance e custo operacional, afim de contribuir posteriormente com a decisão de compra de novas unidades. 


Sobre o JAC iEV1200T
Com 177 cv de potência e 1200 Nm (122,4 kgfm) de torque, o inédito JAC iEV1200T garante agilidade no trânsito urbano e facilidade de manuseio ao motorista. Além disso, o modelo elétrico também se destaca pelo baixíssimo custo de manutenção e redução significativa da emissão de poluentes. 

“Numa conta rápida, um caminhão movido a diesel emite 500g de CO2 por km rodado, o que se transforma em 20 toneladas de CO2 ao ano por percorrer 40.000 km. Ou 100 ton de CO2 em 5 anos. O JAC iEV1200T? Zero. Ao longo de 30 anos, que é a vida útil média dos caminhões no Brasil, cada caminhão tradicional vendido no mercado brasileiro emitirá 600 ton de CO2. O JAC iEV1200T? Zero.”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. 

Graças ao sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias, garantindo assim uma autonomia superior aos 250 km.

Segundo a JAC Motors, como o preço médio do kWh é de R$ 0,55 nos mais diversos Estados brasileiros, o iEV1200T gasta R$ 0,26 por km rodado, o que garante ao modelo o menor custo de operação de todo o mercado brasileiro. Além disso, a ausência de diversos componentes necessários no plano de manutenção de veículos movidos a diesel reduz absurdamente as despesas no pós-venda. “Ele é até 6 vezes mais barato”, destaca Habib, ressaltando que o iEV1200T não possui correias, bicos injetores, bomba de injeção, bomba d´agua, filtros, óleo de motor, embreagem, radiador, catalisador, aditivos à base de ureia etc. 

JAC Motors/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA