Facchini

Meritor Brasil lança novo eixo MS-160 EVO

Meritor/Divulgação
A Meritor Brasil anuncia o novo MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 t. Derivado do MS-160, eixo de grande representatividade da empresa no mercado global, o novo modelo recebeu diversas melhorias e está mais leve, mais robusto e com novo design, atendendo às necessidades do segmento de pesados na América do Sul.

Em fase de validação junto aos OEMs e da modernização do processo de industrialização na unidade fabril da empresa, localizada em Osasco (SP), seu início de produção está previsto para o segundo trimestre deste ano.
 
O MS-160 EVO é uma evolução de seu antecessor e foi desenvolvido para trazer mais confiabilidade e desempenho às aplicações mais severas nas quais são utlizadas atualmente, como caminhões rodoviários, construção, coleta de lixo e nas aplicações de ônibus urbanos e rodoviários.
 
Para Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil, “o novo MS-160 EVO nasceu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica. O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”.
 


O time de engenharia da Meritor Brasil iniciou a criação do novo MS-160 EVO tendo como objetivo a otimização e integração dos componentes fundidos. Por meio do conceito “Power Density”, foi possível chegar a um design mais robusto e sem fixadores ao integrar a caixa do diferencial com a caixa do pinhão, elevando assim a confiabilidade do produto em sua redução de componentes, mantendo a entrega técnica de sucesso que o produto possui atualmente.
 
Com isso, o MS-160 EVO apresenta uma redução de até 22 quilos no peso total, ou seja, de 74 kg do MS-160 para 52 kg. Ainda dentro das melhorias de redução de peso, a engenharia da Meritor desenvolveu uma nova caixa do satélite proporcionando melhoria significativa no processo de lubrificação do MS-160 EVO.
 
Segundo Brandão, “trata-se de um produto novo, com maior disponibilidade do veículo em operação (maior up-time), bem como uma maior vida útil do sistema devido a eliminação da caixa do pinhão”.
 
Este é mais um equipamento desenvolvido 100% no Brasil, desde a sua concepção até sua validação e homologação, realizados nos laboratórios da Meritor em Osasco (SP).

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA