Facchini

7.100 toneladas: Mammoet transporta a maior e mais pesada carga da África

Mammoet/Divulgação
A Mammoet, empresa holandesa referência mundial no transporte e movimentação de cargas indivisíveis, concluiu recentemente o transporte do maior e mais pesado equipamento de mineração do continente africano.

Pesando aproximadamente 7.100 toneladas, medindo 80 metros de comprimento, 60 metros de largura e 24 metros de altura, a gigantesca draga acoplada a uma planta concentradora úmida, conhecida como WCP B, foi levada de Namalope para Pilivili, Moçambique, sem a necessidade de nenhum tipo de desmontagem.

Para que a operação fosse realizada com sucesso e total segurança, reduzindo ao máximo o tempo de inatividade da planta de mineração pertencente à Kenmare Resources plc, a Mammoet empregou 290 linhas de eixo de SPMTs (na configuração 5 x 58) e construiu uma estrada de 23 quilômetros com uma capacidade de carga de 8,4 t / m2, exclusiva para o transporte.


A grandiosidade da operação não surpreende apenas pelos números, mas também pelas ações que foram tomadas para retirar a draga de um lagoa e recoloca-la em outro. Em Namalope, o equipamento foi posicionado sobre pedestais de concreto e todo o lago foi dragado para que as linhas eixos acessassem o local para o carregamento. Já em Pilivili, a operação foi concluída ao contrário, o equipamento foi reposicionado sobre novos pilares, as linhas de eixos foram retiradas e o novo lago inundado, permitindo assim que o equipamento flutuasse e se dirigisse ao novo ponto de extração de minério.

“Mover a planta inteira, um objeto pesando o equivalente a 550 ônibus de dois andares, mais alto que um prédio de sete andares e mais largo que um campo de futebol, é uma grande conquista para nossa empresa.”, comenta Michael Carvill, Diretor Administrativo Kenmare Resources plc.

“Esse tipo de realocação é raro na indústria de mineração, mas foi a escolha certa para a Kenmare, dados os benefícios econômicos e o perfil de risco mais baixo que proporcionou, em comparação com as alternativas que consideramos. Gostaria de estender meus parabéns e agradecimento à equipe Kenmare no local e aos nossos contratados especializados por concluir esta tarefa recorde com segurança e superar muitos desafios como resultado do COVID-19.”

Mammoet/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA