Facchini

Randon New R

Caminhões com até 30 metros de comprimento poderão descer a Via Anchieta

TV Tribuna/G1
Com o objetivo de otimizar o fluxo de cargas em direção ao Porto de Santos, o maior da América Latina, caminhões com mais 26 metros de comprimento podem ganhar em breve o direito de percorrer a rodovia Anchieta (SP-150). 

Nesta quarta-feira, 18 de novembro, um teste de circulação com um bitrem de 9 eixos e 30 metros de comprimento foi realizado na descida da serra. A operação realizada pela Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo e coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER/SP) e pela concessionária Ecovias, também contou com o acompanhamento do Sindicato das empresas de transporte de SP (SETCESP).

“Há 6 anos, estamos desenvolvendo estudos técnicos para este projeto que propõem a permissão da circulação de veículos com até 30m, nesta rodovia. Queremos maior eficiência operacional, mas obviamente garantindo a segurança de todos os usuários”, afirmou Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP.

Atualmente, a portaria SUP DER nº 046/2013 proíbe a circulação de caminhões e de veículos de transporte coletivo com comprimento superior a 26 metros, entre os kms 40 e 55 da pista sul.


De acordo com o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, caso o resultado do estudo seja positivo, a liberação da circulação vai diminuir consideravelmente o custo do transporte nos produtos exportados a partir do Porto de Santos. “Hoje caminhões com mais de 26 metros são obrigados a dividir suas cargas em duas viagens. A nova autorização vai facilitar o escoamento da produção, baixando custos, dando agilidade ao desenvolvimento e possibilitando a criação de mais empregos".

Acompanhando os testes, o diretor da Especialidade de Gerenciamento de Risco do SETCESP, André Rossetti, também destacou os custos que poderiam ser diminuídos, se caso fossem permitidos caminhões bitrens na via. “A proibição gera um valor alto para operação, por causa da necessidade de desengate da segunda carreta e divisão da carga em duas viagens, uma operação que era para ser feita em quarenta minutos, é feita em quatro horas”, explicou.

Segundo a Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, se comprovada a viabilidade técnica da circulação de combinações de veículos de carga (CVC's) com até 30 metros no trecho,  a portaria vigente será revogada, e outra será publicada concedendo a autorização de circulação.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA