Facchini

Scania apresenta nova geração de motores V8 com 4 potências inéditas

Scania/Divulgação
Atenta as novas demandas do transporte rodoviário de cargas europeu, a Scania apresentou nesta a nova geração de motores de motores V8. Além de reconquistar o título de caminhão rodoviário mais potente do mundo, com o inédito V8 de 770 cv e  3.700 Nm de torque, o lançamento também marca a estreia de outras três novas potências, 530, 590, 660.


Sem abrir mão da pegada ecológica e sustentável, a nova geração de motores V8 estreia no velho continente com a promessa de entregar uma redução de 6% no consumo de combustível, quando utilizada sob as condições certas e combinada com a nova gama de caixas de câmbio G33. Segundo a montadora sueca, este percentual fará a longo prazo uma grande diferença para o clima, quanto agora para os transportadores que optarem pelas novas motorizações.


“Ao mudarmos para transportes livres de fósseis, todos nós devemos fazer tudo para melhorar nossas soluções atuais”, disse Alexander Vlaskamp, ​​vice-presidente executivo, chefe de vendas e marketing. “Você não pode deixar sua casa pegar fogo simplesmente porque uma nova está em construção. A transição deve ser perfeita ”.


Além da nova geração de caixas de câmbio, a significativa economia de combustível dos inéditos motores Scania V8 também é resultado de um amplo ajuste e desenvolvimento realizados pelo time de engenharia da marca, priorizando o que há de melhor em termos de tecnologia. Destaque para mais de 70 novas peças, responsáveis por reduzir o atrito interno e garantir  taxas de compressão mais altas, combinadas com sistemas de pós-tratamento aprimorados e um novo e poderoso sistema de gerenciamento do motor (EMS).

“Um caminhão típico de longa distância na Europa percorre cerca de 150.000 quilômetros por ano”, diz Vlaskamp. “Uma economia razoável em mercados onde combinações mais longas e pesadas são permitidas pode ser de até 3.000–4.000 litros anuais para um caminhão com nosso novo V8 - uma grande conquista em todos os aspectos”.

Ainda segundo a montadora sueca, atualmente os icônicos caminhões V8 são altamente procurados por clientes nos países nórdicos, região que tem adotado cada vez mais, configurações maiores e mais pesadas, e por transportadores que operam em regiões íngremes, desafiadoras e montanhosas, como por exemplo na Espanha e na Itália.

Scania/Divulgação
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA