Facchini

Western Star apresenta nova geração de caminhões vocacionais

Western Star/Divulgação
Com o objetivo de atender as aplicações mais exigentes do transporte de cargas, a Western Star, marca pertencente ao Grupo Daimler Trucks North America, apresentou ao mercado norte-americano nesta semana, a nova geração de caminhões vocacionais 49X.

“Com o 49X, a Western Star cumpre a promessa de robustez, ao mesmo tempo em que apresenta recursos de segurança inéditos para o segmento, com uma experiência focada no operador e soluções de atualização mais fáceis que manterão os negócios de nossos clientes funcionando sem problemas.”, afirma David Carson, vice-presidente sênior do segmento vocacional da Daimler Trucks North America.

Para atender com precisão as diversas necessidades operacionais de cada cliente, especialmente nos segmentos de construção, extração de madeira e mineração, a inédita linha Western Star 49X estreia na América do Norte com um amplo número de configurações e versões. Destaque para as configurações, 6x2, 6x4 e 8x4 com até quatro opções de cabine.

Western Star/Divulgação
A força e a robustez necessárias para superar os desafios diários, impostos pelas condições severas de operação, são asseguradas pelo portfólio de opções de trem-de-força. A nova linha 49X conta com opções de motorização Detroit DD 15, de 15 litros, de 400 ou 505 cv e torque máximo de 2.000 e 2.500 Nm; Detroit DD 16, de 16 litros, de 500 ou 600 cv e torque máximo de 2.500 e 2.800 Nm; Cummins X12, de 12 litros, com potências de 350 ou 500 cv e torque máximo de 2.000 e 2.300 Nm; e Cummins X15, de 400 ou 605 cv e torque máximo de 2.000 e 2.800 Nm.

Em conjunto com a ampla gama de motores, a Western Star oferece aos clientes quatro opções de transmissão. As automatizadas, Detroit DT-12 V e DT-12 VX, com 12 velocidades, a automática Allison e clássica caixa seca manual Eaton Fuller, com opções de 10, 13 ou 18 velocidades.

Através de uma cabine totalmente nova e que oferece até 13% a mais de espaço em relação aos concorrentes, a nova linha vocacional Western Star 49X também não abre mão do conforto e comodidade dos motoristas no dia a dia. Construída em alumínio e reforçada por aços de alta resistência, a nova cabine oferece até 3 opções de altura interna e se destaca pela ampla visibilidade, graças ao para-brisa 28% maior, capô rebaixado e a opção de até três janelas na parte traseira.


A cabine inédita também conta com ângulo de abertura das portas de até 70 graus, degraus mais largos e antiderrapantes, cinco apoios para as mãos, sistema de isolamento acústico, painel de instrumentos customizável com opções de até 12 interruptores ou 10 medidores adicionais, sistema de ar condicionado de última geração e até três opções de acabamento interno, sendo a última uma versão premium para aqueles que não abrem mão do luxo e de detalhes exclusivos.

“As verdadeiras estrelas de cada local de trabalho são os homens e mulheres que trabalham nele, e é por isso que o Western Star 49X foi projetado para oferecer a melhor segurança da classe com Detroit, entrada e saída mais fáceis para reduzir acidentes de trabalho e o melhor em Visibilidade de classe para beneficiar não apenas o operador, mas toda a tripulação”, diz Carson.

O quesito segurança também é outro ponto chave da nova geração de caminhões vocacionais da Western Star. Os modelos trazem como itens de série, sistema de iluminação em LED, Active Brake Assist 5 (ABA5), alerta de evasão de faixa (Lane Departure Warning), sistema de controle de cruzeiro ( Adaptive Cruise Control (ACC)), limpadores e faróis automáticos, além do assistente de ponto cego (Side Guard Assist (SGA)).

“Nossa intenção final era entregar um caminhão que beneficiasse os resultados financeiros de nossos clientes”, completa Carson. “Conhecemos as condições em que nossos clientes estão trabalhando, conhecemos os desafios de suas operações e sabemos que a produtividade no local é o que mais importa. É por isso que o novo 49X foi desenvolvido especificamente para oferecer durabilidade, segurança e tempo de atividade máximo para nossos clientes.”

Western Star/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA