Facchini

Linha Volkswagen Constellation completa 15 anos de história e sucesso no Brasil

VWCO/Divulgação
A linha Volkswagen Constellation completou neste mês, mais precisamente no dia 19, 15 anos de história no mercado brasileiro. No dia 19 de setembro de 2005, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentava à imprensa especializada o modelo que mais tarde se tornaria um verdadeiro ícone do transporte rodoviário de cargas no Brasil. 

Além de participar de séries televisas e ultrapassar as fronteiras o país, a linha Constellation ultrapassou a expressiva marca de 230 mil unidades comercializadas e se tornou a família de caminhões mais vendida no mercado brasileiro nos últimos dez anos consecutivos.

“O Volkswagen Constellation é um produto do qual a nossa marca se orgulha muito. Ele é um exemplo da nossa engenharia sob medida, que coloca foco máximo nas reais necessidades do transportador. A longevidade desse caminhão no mercado nacional e em outros 20 destinos internacionais reflete o sucesso e a enorme aceitação de toda a família pelos nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Resultado de um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão, qeu envolveu mais de 200 profissionais e percorreu um total superior a 7 milhões de quilômetros em testes na América do Sul, na África e na Europa, a família Constellation chegou ao país inicialmente em três versões: 19.320 Titan Tractor, 17.250 e 24.250. 

Com a chegada do Constellation, a Volkswagen Caminhões e Ônibus passou a atuar nos segmentos de 5 a 45 toneladas de peso bruto total, com produtos que reuniam o que havia de mais moderno à época em termos de segurança, como crash tests virtuais realizados no Brasil e na Alemanha; conforto, com uma cabine ampla totalmente desenhada em estações digitais do Centro de Design da Volkswagen, em Wolfsburg; e força, com motores Cummins de 250cv e 320cv.

Além da excelência mecânica, a linha Constellation se destacou pelo design arrebatador e moderno, símbolo de uma nova era para a marca e para o transporte brasileiro. Destaque para o conjunto ótico, com faróis de milha opcionais, e a ampla grade frontal, que, além de chamativa, era funcional, permitindo a inspeção diária de itens como óleo e fluido do motor sem a necessidade de bascular a cabine.


Sucesso de vendas
VWCO/Divulgação
Entre o grande número de versões lançadas para atender às demandas de mercado, os modelos Volkswagen Constellation 24.250 e 24.280 se consagraram como campeões de vendas nestes 15 anos história no mercado brasileiro. Juntos, eles somam aproximadamente 80 mil unidades comercializadas.

Lançado em 2012, o VW Constellation 24.280 chegou ao país com a importante missão de suceder o modelo original, o 24.250, apresentado em 2005 e líder de mercado entre 2008 e 2011.

Preparado para seguir a norma de emissões Proconve P-7, que entrou em vigor em janeiro de 2012, o VW Constellation 24.280 trouxe importantes evoluções mecânicas, como o motor MAN D08, de seis cilindros, mais econômico, silencioso e robusto, além de ter 30 cavalos de potência a mais que o antecessor. Quando comparado com os principais concorrentes, um outro grande diferencial, a tecnologia EGR, de recirculação de gases de exaustão, que elimina a necessidade de uso do Arla.

Agora em 2020, o modelo líder de vendas no segmento de semipesados, passou a contar com a nova opção de transmissão automatizada V-Tronic Eaton de dez velocidades, item que garante mais conforto na direção e uma redução de consumo de combustível na frota de até 5%.

Das estradas para as TVs
VWCO/Divulgação
O Constellation esteve nas TVs de todo o país durante o revival da série Carga Pesada, da TV Globo. O programa esteve no ar de 2003 a 2007, narrando as aventuras de Pedro e Bino, interpretados por Stênio Garcia e Antonio Fagundes, a bordo de um caminhão pelas estradas do país. O Constellation 19.320 fez sua estreia em 2006, substituindo o Volkswagen 18.310 Titan Tractor, utilizado até então.  

Do Brasil para o mundo
VWCO/Divulgação
O sucesso da família Constellation não se restringiu apenas ao mercado brasileiro. Um ano após o lançamento no país, a família Constellation teve suas primeiras unidades enviadas ao Chile. Atualmente o modelo encontra-se disponível em mais de 20 mercados na América Latina e na África, e conta com mais de 25 mil unidades exportadas.

Família completa e em crescimento
Atualmente a família Constellation conta com modelos com capacidade de 14 a 74 toneladas, englobando os segmentos de médios aos extrapesados, graças as centenas de configurações que atendem às mais diversas aplicações.

Já no início deste mês, o mais recente membro da família foi apresentado ao Brasil: O Constellation 33.460 6x4. 

Equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, o modelo conta com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque. Já a versatilidade do novo extrapesado é é reforçada pela capacidade de atender às demandas do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto.


VWCO/Divulgação
TEXTO:
Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA