Facchini

Primeiro caminhão JAC 100% elétrico é testado no Paraná

Copel/Divulgação
Ao longo das últimas semanas, a Copel (Companhia Paranaense de Energia), se tornou a primeira empresa brasileira a contar com um caminhão JAC 100% elétrico na frota. Importado, o modelo é o único exemplar alternativo da marca no país.

Destinado ao transporte de materiais entre Curitiba e municípios da Região Metropolitana, do Litoral e dos Campos Gerais, o primeiro caminhão JAC 100% elétrico do Brasil, opera de maneira experimental e faz parte do plano desenvolvimento da mobilidade elétrica da companhia. 

Em 2019, a empresa concluiu a instalação de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. O projeto, executado em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 eletropostos ao longo da BR-277, nos municípios de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.


Além do inédito modelo JAC, a Copel conta atualmente com mais dois veículos elétricos em atividades cotidianas e planeja ampliar a frota. “A Copel tem sido protagonista nas pesquisas sobre o gerenciamento da rede elétrica para abastecimento veicular, e temos interesse em testar todo tipo de veículo que utilize fontes limpas e renováveis, como a eletricidade”, afirma o gerente de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Edison Ribeiro.

Com autonomia para até 200 quilômetros, o JAC elétrico conta com Peso Bruto Total (PBT) de 7,5 toneladas e se destaca pelo nível zero de emissões de gases poluentes e baixíssimo ruído. De acordo com a montadora chinesa, o modelo reduz de 4 a 5 vezes o custo total por quilômetro rodado, quando comparado com um modelo movido a diesel.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA