Facchini

Motor FPT F1C Gás Etanol é vencedor do Prêmio Rei 2020

FPT Industrial/Divulgação
Líder em inovação e precursora de tecnologias como a injeção Common Rail, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, é a vencedora do 10° Prêmio REI na categoria Fornecedores – Motores e Transmissões, com o inédito FPT F1C Gás Etanol. A premiação, realizada pela Automotive Business, foi anunciada em 28 de agosto. Desenvolvido pelo time do Technical Center de Betim (MG), o motor conceito combina o uso de três diferentes combustíveis para veículos comerciais, permitindo a escolha mais adequada às missões de entregas urbanas, aliando desempenho, versatilidade, robustez e economia de uso.

A motorização de 3,0 litros, 136 cv de potência e 350 Nm de torque utiliza a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, podendo ser abastecida com gás natural comprimido (CNG), biometano e etanol, matriz energética brasileira e um dos combustíveis renováveis mais utilizados no Brasil. O catalisador de três vias do FPT F1C Gás Etanol dispensa a necessidade de Arla 32 e EGR (Recirculação de Gases de Escape), entregando uma economia de gastos com combustível de até 30%, além de um baixo ruído de funcionamento. Um novo conceito próprio para a realidade brasileira.

“O etanol é um dos combustíveis mais utilizados no Brasil e parte da nossa matriz energética, com elevada produtividade a partir de cana-de-açúcar e disponibilidade de abastecimento. Diante deste potencial, a FPT Industrial não poderia deixar de inovar neste inédito motor. Ficamos muito felizes em sermos agraciados com o reconhecimento do Prêmio REI 2020, o que mostra que estamos no caminho certo no desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes em powertrain”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

Em todo o mundo, a FPT Industrial lidera o segmento de gás natural, com mais de 50.000 motores comercializados nas últimas décadas. Seu portfólio de motorização a gás varia de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), equipando veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus nas mais variadas aplicações.


SOLUÇÕES EM COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS
A FPT Industrial reforça, com o FPT F1C Gás Etanol, seu histórico de inovação, promovendo o uso de combustíveis alternativos. Com mais de 150 anos de trajetória, a marca é uma integradora de sistemas, apresentando diferentes soluções em energia, como fornecedor completo para uma nova geração de fontes inteligentes.

“O motor conceito reúne todos os benefícios do uso do gás natural com a disponibilidade do etanol. O resultado é o aumento da autonomia associada à robustez e menores custos operacionais, reforçando nosso pioneirismo em propulsores movidos a novos combustíveis”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

PRÊMIO REI
Realizado pela Automotive Business, o Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação) é um reconhecimento às empresas que entregam um novo valor à indústria automotiva, à mobilidade e à sociedade, e assumem o protagonismo na transformação do mundo. O anúncio dos vencedores aconteceu durante o Workshop Planejamento Automotivo 2021, após votação popular para reconhecimento das melhores iniciativas.

FICHA TÉCNICA
FPT F1C Gás Etanol
Cilindrada: 3.0L
Potência [cv]: 136 @ 3500 rpm
Torque [Nm]: 350 @ 1240 rpm
Número de Cilindros: 4
Número de Válvulas por Cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
Sistema de injeção: Multiponto estequiométrico
Taxa de compressão: 12,5:1
Diâmetro x Curso [mm]: 96 x 104
Combustível: Gás natural comprimido, biometano e etanol
Peso [kg]: 245

FONTE: FPT Industrial

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA