Facchini

IVECO BUS entrega primeiro lote da venda de 1.200 unidades para o Caminho da Escola

IVECO/Divulgação
A IVECO BUS, vencedora da licitação do Programa Caminho da Escola para a venda de 1.200 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2), baseado no chassi 10-190, inicia a entrega do primeiro lote com 84 veículos para estados e municípios conveniados à iniciativa do Ministério da Educação. Os modelos farão o transporte de, aproximadamente, 50 mil alunos em regiões rurais do país. 

“Atualmente, temos cerca de 8.500 mil produtos em circulação no Brasil por meio do Programa. Ficamos felizes em poder proporcionar para crianças e jovens um ônibus seguro e confortável. Para o poder público oferecemos baixo custo de manutenção aliado à durabilidade do conjunto”, destaca Márcio Querichelli, líder da IVECO para a América do Sul.

A participação da montadora no Caminho da Escola tem como objetivo ampliar a presença em licitações públicas e aprimorar o transporte escolar, com um portfólio de qualidade para todos os passageiros do Brasil. 

Para Renato Perrotta, gerente de Vendas ao Governo da IVECO, a negociação é resultado de um pregão realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e amplia a participação do chassi 10-190 no segmento de transporte de passageiros. “Realizamos testes constantes para aprimorar o chassi e prepará-lo para operações em áreas urbanas e rurais”, finaliza o executivo. 


Chassi 10-190  
O modelo de 10 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG) tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento. O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como acontece em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeiras de rodas, e proporciona uma viagem confortável para o ocupante, ao contrário de modelos onde o cadeirante viaja no compartimento traseiro do veículo.  

O chassi possui um motor NEF 4 ID, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 190 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 610 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.  

A transmissão utilizada é Eaton FS 6206B, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia.  

O produto oferece equipamentos como porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.  Itens importantes completam o pacote: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo fácil acesso a lugares acidentados.  

Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o 10-190 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista, o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade. 

Especificações técnicas do chassi
Comprimento máximo (CT): 9.000 mm     
Largura máxima (D): 2.400 mm
Entre Eixos (EE): 4.800 mm                             
Balanço dianteiro (BD): 1450 mm
Balanço traseiro (BT): 2.750 mm                  
Ângulo de entrada (A): ≥25°
Ângulo de Saída (B): ≥20°                               
Capacidade Técnica Eixo Diant.: 3.600 kg
Capacidade Técnica Eixo Tras.: 6.900 kg   
Peso Bruto Total: 10.500 kg
Tanque de combustível: 150 litros                
Motor: IVECO FPT N4 ID 138 kW (190 cv)

FONTE: IVECO
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA