Facchini

SC será o primeiro estado a participar do programa de renovação da frota de caminhões do Governo Federal

Alexandre Vitor Andrade
Caminhoneiros autônomos e empresários de Santa Catarina estão prestes a ganhar uma oportunidade de renovarem a frota de veículos de carga e passageiros. Graças a uma parceria entre a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, a Federação de Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) e o Governo Federal, o estado catarinense será o primeiro a participar do programa Frota Verde, iniciativa que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Economia.

"Como temos uma das melhores infraestruturas e logísticas do país, participar do programa Frota Verde irá auxiliar na transformação para um ambiente ainda mais seguro aos catarinenses. A partir de agora, iremos criar grupos de trabalho e desenvolver as dinâmicas necessárias para a implementação”, afirma Paulo Eli, secretário da Fazenda (SEF/SC).

Inicialmente o programa Frota Verde priorizará a renovação da frota de veículos pesados, como caminhões, ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários (reboques, semirreboques, carrocerias) com mais de 30 anos e que ainda seguem em circulação.


“O programa é uma integração em rede, entre os governos Federal e Estadual e o setor produtivo de bens e serviços, para a reciclagem dos veículos pesados, já que temos uma frota antiga que é muito poluente”, pontua a coordenadora-geral de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Margarete Gandini.

Para garantir a adesão e a efetividade da renovação da frota de veículos pesados, o programa Frota Verde prevê a revisão de impostos e a concessão de crédito presumido em cooperativas e bancos, para a compra de caminhões com até 10 anos de uso.

“Queremos construir benefícios para os catarinenses que fizerem parte do programa de renovação de frota, incentivando os empresários de grandes, médias e pequenas empresas, bem como os autônomos”, ressalta Ari Rabaiolli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).

A expectativa dos governos estadual e federal é de que a fase de testes do programa ocorra ainda neste ano.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA