Facchini

Em meio à pandemia, recapagem ganha importância como fator de economia

Continental/Divulgação
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, chama a atenção para a importância do cuidado com os pneus de carga neste período de pandemia, quando frotistas e motoristas de caminhão cruzam o país de Norte a Sul garantindo o abastecimento.

A atenção à manutenção do conjunto roda-pneu e a obediência ao limite de carga a ser transportada são fatores decisivos não só para a segurança, mas também para a preservação da carcaça e, assim, do investimento realizado na aquisição dos pneus, segundo item de maior peso na composição do custo do transporte rodoviário, perdendo apenas para o combustível. A reforma retarda o descarte da carcaça, reduzindo os impactos ambientais.

Portanto, neste momento de retração da economia em escala mundial, ficar atento à manutenção dos pneus é uma postura mais do que sensata. “A decisão de recapar o pneu pode representar uma economia expressiva - da ordem de 30% em relação ao custo de um pneu novo - pois amplia o ciclo de vida útil desde que seja aplicado o desenho correto e o processo executado com qualidade. Nesse sentido, é muito importante que o transportador ou o autônomo busquem por uma recapadora autorizada a realizar o serviço e que saiba indicar o produto mais adequado”, alerta Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental Pneus.


Figueiredo lembra ainda que o pneu de carga possui estrutura e construção preparadas para a recapagem. “Aumentar a recapabilidade de nossos produtos é um dos principais investimentos tecnológicos que realizamos”, complementa.

As bandas de rodagem ContiTread™ da Continental asseguram que o pneu recapado mantenha as mesmas características técnicas de um novo, como a capacidade de escoamento de água e poder de tração, baixo consumo de combustível, entre outros benefícios atrelados às tecnologias presentes nos modelos de carga da marca. Esses diferenciais são garantidos na banda de rodagem graças à manutenção do desenho original e do emprego dos mesmos compostos de fabricação. A ContiTread™ possui, também, uma base reforçada que, em alguns casos, eleva o seu peso garantindo a  entrega de maior quilometragem e segurança ao usuário.

Produzidas no Brasil em treze diferentes desenhos, as bandas de rodagem ContiTread™ estão disponíveis em diversas larguras para aplicação nas principais medidas de pneus dos segmentos de longa distância, regional, urbano e misto.

E, para garantir que a carcaça possa receber múltiplas recapagens, é sempre importante: manter a calibragem dos pneus em dia, realizar o rodízio e o alinhamento para evitar o desgaste irregular e respeitar a capacidade de carga do veículo.
FONTE: Continental
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA