Facchini

PRF realiza fiscalização de Arla 32 na BR-153

Agência PRF/Divulgação
Nos dias 06 e 07 do mês de julho, a Polícia Rodoviária Federal realizou comando específico com foco na proteção ao meio ambiente na BR 153. O objetivo da fiscalização foi constatar as irregularidades que alteram a emissão de poluentes dos escapamentos dos caminhões.

Os caminhões produzidos a partir de 2012 devem utilizar uma substância chamada “ARLA 32”, que ao ser injetada pelo sistema na saída do escapamento, reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Para reduzir os custos com o abastecimento do “ARLA 32”, muitos caminhoneiros realizam alterações no sistema do veículo, burlando o sistema e fazendo com que o motor possa funcionar mesmo sem o componente.

Das 08 às 18 horas desta segunda (06) e terça feira (07), os policiais verificaram a regularidade dos sistemas dos veículos abordados, utilizando alta tecnologia para verificação do nível de pureza do “ARLA 32”, bem como verificando alguma alteração fraudulenta que inutilizasse o sistema de injeção desta substância. Antes dessa operação, a fiscalização era realizada mediante a averiguação do nível de pureza do “ARLA 32” com o uso de um aparelho refratômetro. A fiscalização dessa semana foi aperfeiçoada com o uso de um equipamento que realiza a medição do gás tóxico emitido pelo escapamento, através da leitura do sistema eletrônico do próprio caminhão.


A fiscalização ocorreu na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais (km 0) e na Base Operacional da PRF em São José do Rio Preto (km 69 da BR 153).

Na segunda-feira (6) foram fiscalizados 28 veículos de carga e lavrada 01 ocorrência criminal por crime ambiental. Na terça-feira (7) foram fiscalizados 27 veículos e lavrada 01 ocorrência criminal por crime ambiental. Nas duas situações, os policiais constataram irregularidades nos sistemas dos veículo que afetava diretamente a emissão de poluentes. A fiscalização será novamente realizada nesta quinta (09) e sexta feira (10), das 08 às 18 horas, na praça de pedágio de Onda Verde e na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Maiores informações sobre esta fiscalização poderão ser obtidas através do telefone 17-32244647.
FONTE: Agência PRF
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA