Facchini

Mercedes-Benz apresenta Atego 2730 8x4: A betoneira mais leve e compacta do mercado

Mercedes-Benz/Divulgação
Com objetivo de reforçar o compromisso “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve. E entende os sotaques”, a montadora de origem alemã acaba de anunciar uma versão inédita do Atego 2730. Desenvolvido especialmente para atender as operações no segmento da construção civil, o modelo 8x4 estreia como a betoneira mais leve e compacta do mercado.

Resultado de uma parceria inédita com a Supermix, o Atego 2730 8x4 conta com uma série de atributos que garantem uma significativa redução da tara, como exemplo, cabine curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros, caixa de bateria menor e rodas de alumínio, entre outras otimizações.

Para contribuir ainda mais com a redução de peso, a Supermix apostou em alta tecnologia e desenvolveu balão de aço inoxidável especial com capacidade para 8 m³ de concreto, mais leve e reforçado, combinado com um sobrequadro de alumínio. Destaca-se ainda a presença de um motor hidráulico mais compacto e leve, além da substituição de alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.

“A produção de implementos não faz parte do negócio principal da Supermix, mas nos dedicamos a esse projeto em conjunto com a Mercedes-Benz porque vimos nessa parceria a oportunidade de encontrar uma solução que nos trouxesse mais produtividade. Queríamos transportar mais carga com menos viagens, reduzindo o custo do transporte e atendendo a Lei da Balança”, diz Sérgio Lima, diretor da área de Equipamentos da Supermix. “Esse é um projeto totalmente único, fora dos padrões do mercado. Não medimos esforços técnicos e financeiros para desenvolver, junto com os colegas da Mercedes-Benz, a betoneira mais leve do mercado. Ao mesmo tempo, esse veículo teria de suportar as resultantes extras severas transmitidas pelo implemento, provocadas pela carga dinâmica do concreto no balão”.

“O CTT (Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz) e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8x4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8x4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o alto nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”.


Os atributos do inédito Mercedes-Benz Atego 8x4 não se resumem apenas a redução de peso, mas também a excelente manobrabilidade nos canteiros de obras. O modelo conta com 2º eixo dianteiro autodirecional, implementado pela empresa KLL, e o mesmo entreeixos de 3.600 mm, a menor distância do mercado para esse tipo de aplicação. Destaca-se ainda o mesmo comprimento total da versão 6x4, 7.596 mm. “Dessa forma, o condutor da betoneira opera um 8x4 com a sensação de um 6x4, uma vez que o comprimento total é o mesmo. Essa é uma grande vantagem do nosso caminhão, porque nesse segmento os motoristas apreciam muito a manobrabilidade”, diz Leoncini.

Resultado de pouco mais de um ano de trabalho, o projeto contou com a participação de cerca de 15 funcionários da Supermix, com total apoio do presidente da empresa. “Desde o início dessa parceria, a Mercedes-Benz sempre se mostrou disposta a evoluir com a gente. Cada um trabalhou do seu lado para reduzir o peso do conjunto, a área de produto da empresa alemã com o Atego e nós com a parte do implemento. O resultado é uma betoneira inédita no País”, conclui Sérgio.

O inédito Mercedes-Benz Atego 2730 8x4 betoneira já se encontra em operação na unidade da empresa em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente a Supermix conta com uma frota de mais de 2.500 equipamentos, entre caminhões betoneira, bombas de concreto, pás carregadeiras, centrais dosadoras e centrais misturadoras.

Pacote robustez
Para garantir a máxima robustez e durabilidade nas operações da construção civil, o Mercedes-Benz Atego 2730 8x4 passa a contar também com o Pacote Robustez de série. A solução inclui parachoque dianteiro fora de estrada, grade metálica de proteção dos faróis, escada de metal com maior ângulo de ataque, pneus 275/80 R 22.5 (mistos), protetor de cárter, bloqueio de diferencial longitudinal (transversal como opcional) e escapamento vertical.

No interior destaca-se o painel de fácil limpeza e alta durabilidade, o revestimento dos assentos em vinil e a presença de uma mangueira para limpeza da cabine.
Mercedes-Benz/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA