Facchini

Klabin inicia testes operacionais com bitrem "dobrável"

Klabin/Divulgação
Com o objetivo de inovar e otimizar as operações florestais no estado do Paraná, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do brasil, iniciou nesta semana, testes operacionais com o primeiro bitrem "dobrável" do Brasil.

Baseado em uma tecnologia australiana, o implemento inovador foi desenvolvido pela unidade florestal da empresa, também responsável pela coordenação da implantação em veículo próprio e adaptação ao cotidiano das operações no estado paranaense.

Quando vazio, a primeira carreta é recolhida sobre o chassi do cavalo-mecânico, característica que reduz o comprimento de 19 para 15 metros e garante agilidade operacional graças a maior aderência especialmente em trechos de aclives e declives, economia ao retirar dois eixos e oito pneus de circulação, manobrabilidade ao necessitar de uma área muito menor, e segurança em momentos de ultrapassagem.


Além disso, a configuração também conhecida como Composição de Veículo de Carga Remontado (CVR), vai de encontro com o que estabelece a legislação brasileira. Inicialmente o primeiro bitrem "dobrável" do Brasil irá operar em conjunto com a frota tradicional da empresa.

"A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio e manter seu pioneirismo. A equipe florestal conseguiu inovar mais uma vez, demonstrando a alta capacidade de desenvolvimento interno da companhia", afirmou o diretor Florestal da Klabin, José Totti.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA