![]() |
Alexandre Vitor Andrade |
A proposta autoriza a União a conceder uma subvenção econômica, nas operações de financiamento contratadas até 31 de dezembro de 2022, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com a redação do PL 2450/2020, financiamentos destinados a renovação de frota deverão contar com prazo de carência de até 12 meses, contados da data da aquisição, prazo para pagamento do financiamento de até 120 meses, juros e correção monetária pela Taxa Selic e garantia do empréstimo, através de alienação fiduciária e garantia de seguro.
A proposta ainda estabelece que os financiamentos serão destinados exclusivamente aos caminhoneiros autônomos e/ou empresas individuais de transporte que possuem apenas um veículo. Além disso, a operação financeira será destinada exclusivamente à aquisição caminhões novos e ao arrendamento mercantil de caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques, semirreboques, incluídos os tipo dolly, tanques e afins, carrocerias para caminhões novos, sistemas de rastreamento novos e seguros.
De acordo com o autor da proposta, o projeto de lei "irá assegurar a melhoria das condições de trabalho dos profissionais, a redução de problemas mecânicos e a redução dos custos dos transportes de bens em geral tanto no território nacional".
Ainda segundo deputado, a medida também será fundamental para reaquecer a economia após o fim da pandemia de COVID-19 (Coronavírus). "Com a epidemia do covid-19, em todo o território nacional exige medidas para o reaquecimento da economia com responsabilidade, transparência e a subvenção aos caminhoneiros autônomos e empresas individuais de transportes de cargas em geral, com certeza terá retorno de curto prazo ao pais, gerando novos empregos e em especial, melhorando as condições de tempo de transporte e a segurança nas estradas", destaca Roberto Pessoa.
Aprovação da proposta
Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.
Confira na íntegra o Projeto de Lei 2450/2020: CLIQUE AQUI
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
Duvido que acontecerá
ResponderExcluirCaminhão novo seria bom,mas estradas de ruim não dá.
ResponderExcluirSeria um gde avanço econômico como também renovação necessária da Frota para conduzir com mais segurança as riquezas do país
ResponderExcluirDuvido que o Bozo permita isso
Excluirvai tomar no seu buraco porra
ExcluirBozo tá no teu cu petista filha da puta. C não tá bom p vc, faca as malas pegue teu pão com mortadela e vá p venezuela.
ExcluirPara nós autônomo e muito vantajoso.co certeza
ResponderExcluirEstou tentando comprar um trator de médio porte sou arrendatário a 2 anos nunca cosegui uma porta aberta. Os gerentes de banco nem ollha na minha cara. Se for aprovado vou tentar denovo.
ResponderExcluirSeria ótimo, mas infelizmente existem grandes empresários do ramo de transportes infiltrados na política e é certo que não irão aprovar essa medida. Financiamentos facilitados pelo BNDS só existem para grandes transportadoras.
ResponderExcluirNão acredito que possa acontecer,mas caso venha a acontecer toda a rede de concessionária de caminhões novos vão tentar tirar todo e qualquer benefício aumentando os valores dos caminhões porque eles são assim,ao meu ver forman um verdadeiro cartel, é isso mesmo "cartel" semelhante aos de venda de drogas.
ResponderExcluirA proposta e boa .vamos aguarda os próximos capítulos. Só lembrando que nunca foi fácil desde o começo dos tempos
ResponderExcluirAté que enfim aparece um político pensando em ajudar uma classe lutadora,sofredora com caminhões velhos passando por todo tipo de sofrimento nas estradas.
ResponderExcluirPorque será que o taxista ganha o carro pra andar biscateando na rua o dia inteiro e o caminhoneiro nao ganha nem um descontinho pra nada nessa vida ?é porque aqui é brasil , tudo errado fica aqui meu irmão uns tem outros não táxi ganha 70% de desconto no carro e ipva na minha cidade é só corola sw e bmw tem até mercedes placa vermelha kkkk
ResponderExcluirO automóvel gera empregos e renda para uma cadeia grande, como exemplo, manutenção constante, gasolina tem o imposto mais elevado, consumo de pneus e autopeças mais rápido, que de um caminhão.
ExcluirBom dia!!!!
ResponderExcluirEm tese e papel tudo funciona, coloque na prática, o meu o seu caminhão não vale de nada, vou vender para quem, se colocar mais caminhões no mercado, ai sim vai quebrar a classe mais sofrida.
O transporte brasileiro e o sistema mais falido do mundo.
Se empolga em comprar e não tem trabalho para pagar.
Uma grande transportadora paga bem um funcionário profissional e paga o caminhão, mas ele tem frete cheio.
Nós comemos as migalhas que eles nos proporciona a carregar.
Intensa isto.
Sou caminhoneiro a 33 anos, cada ano pior.
Mas nunca perca a esperança de montar em um caminhão novo, e nunca deixe de pagar o seguro.
Porquê se acontecer um emprevisto vc nem profissão terá +++++.
Nome sujo não carrega em lugar nenhum.
Sò ilusâo ! Como pagar prestaçâo se o frete quando tem nâo presta.as empresas tomaram conta . Tem mais caminhâo do que carga.
ExcluirA culpa é dos gulosos que aumentaram tamanho dos caminhões, muitos burros furam balanças se enganando e aumentando lucro das tranportadoras.
ResponderExcluirOs governantes sò enganam.como nâo conseguem baixar combutivel ficam iludindo com promessas .como reduzir multas,aumentar pontos,retirar exame toxicològico,etc.o que sò interessa os infratores.
ResponderExcluirSeria muito bom isto acontecer,mas o projeto teria que tira o caminhão velho de circulação,com base de troca.
ResponderExcluirBoa tarde então primeiro tem que acabar com o pró caminhoneiro pois só benificiou as transportadoras que acabaram com os fretes muitos colegas estão trabalhando di empregado pois acabou com a oferta pois ele levar tudo e não sobra mais nada pra os autônomo estou na estrada dês de 84 e não consigo me aposentar daí cedo meu velhinho caminhão 88 e se quis tive que vender uma casa pra comprar outro pois seguro já não liberava pra carregar e é até Deus quiser então se puder uma lei pra nós os grades vem e arrebata e o caso dos táxis cotados vivia sua família agora só da Uber e escravizaram os motoristas que precisao
ResponderExcluir