Facchini

Randon New R

Scania supera a marca de 30 mil veículos conectados no Brasil

Scania/Divulgação
O Serviços Conectados Scania seguem apresentando número expressivos e que comprovam o sucesso no Brasil. A montadora sueca, encerrou o ano de 2019 atingindo uma de suas principais metas, a marca de 30 mil veículos ativos em todo o país. O número expressivo garantiu um crescimento de 96% em relação a 2018.

Do total, 94% foram caminhões (28.200) e 6% ônibus (1.800). Mundialmente, os números da Scania são ainda mais impressionantes. Atualmente a marca conta com 432 mil veículos conectados que geram dados diariamente para melhorias nas operações e economia aos clientes.

Atualmente os Serviços Conectados Scania contam com duas opções de pacotes, Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo).

Em 2019,  a Scania Brasil conquistou a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. Foram mais de 15.600 mil veículos rodando com o pacote, que representam 52% dos Serviços Conectados ativos e garantiram um crescimento de 353% em relação a 2018.

“Os clientes que aderiram ao Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Cada vez mais, muitos deles também adquirem o pacote com um foco adicional na redução das emissões de CO2, contribuindo diretamente com o meio-ambiente”, analisa Marcelo Montanha, novo diretor de Serviços para o mercado Brasil.

Programas de Manutenção Scania em alta
Além dos Serviços Conectados, os Programas de Manutenção Scania (PMS) também apresentaram números expressivos em 2019. 

De acordo com o balanço oficial da marca, o portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS) cresceu 48% em comparação com 2018 (de 10.749 para 15.950 veículos). O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 47% do portfólio; em 2018 tinha sido de 29%. “O que comprova a maturidade do mercado com esta solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente”, salienta o novo diretor.

Um dos grandes destaques de 2019 foi a apresentação do novo Programa Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção do caminhão. A novidade que se tornou o mais completo plano oferecido, contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada, para garantir a máxima rentabilidade, disponibilidade e confiabilidade operacional da frota. Atualmente o novo PMS é oferecido com contratos de adesão de três, quatro ou cinco anos. 


No mundo o revolucionário Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis, também registrou números recordes em 2019. No último ano a montadora sueca superou a marca de 100.000 contratos ativos.

LEIA: Scania atinge a marca de 100 mil contratos no Programa de Manutenção com Planos Flexíveis


Expectativas para 2020
Para 2020 as expectativas da Scania para a área de serviços são ainda melhores. A divisão brasileira da marca prevê que 70% dos caminhões novos sejam comercializados com alguma modalidade de PMS inclusa, sendo deste total 80% com planos flexíveis. “Vamos trabalhar ainda mais com a rede para continuar revolucionando o mercado”, destaca Montanha.

Já o portfólio de programas de manutenção deverá crescer 33%, alcançando 21 mil veículos. Ainda segundo Scania, 2020 também terá como meta um aumento de 50% na frota ativa dos Serviços Conectados, atingindo a marca de 45 veículos, entre caminhões e ônibus.

Para garantir o cumprimento de todas as metas, a rede Scania ganhará 10 novos pontos de atendimento ao longo. Três abertos ao público e o restante de Serviços Dedicados (estrutura dentro das instalações do cliente), nos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará e São Paulo.

Outros Serviços Scania
PMS Fleet Care
O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da Scania (Gestor dedicado, Planejamento das manutenções, Monitoramento da saúde da frota, Gestão dos motoristas e Relacionamento com as oficinas Scania). Uma das principais preocupações da Scania é o tempo e os recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte. Por isso, a fabricante coloca o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para cada cliente será designado um gestor Scania para cuidar da frota.

O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o retorno de investimento dos ativos da empresa. Com a garantia de disponibilidade, o cliente poderá comprar um nível garantido durante um período necessário, assegurando a continuidade da sua operação de transporte.

LEIA: Novos caminhões, novos serviços: Scania apresenta o gestor de frotas Fleet Care

Driver Services
A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão. A solução de orientação para a direção econômica da Scania tem como meta proporcionar o melhor custo de operação aos clientes, por meio da redução do consumo de combustível. O formato de orientação inovador no mercado nacional ocorre em três etapas: o Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching. O transportador poderá sentir rapidamente a diferença e o retorno de investir no benefício da frota.


TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Scania
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA