Facchini

Scania Driver Services amplia qualificação de motoristas e rentabilidade de transportadoras

Dando continuidade ao lançamento de soluções conectadas e inovadoras que visam a construção de um transporte mais sustentável, a Scania apresenta agora ao brasileiro o Driver Services, uma nova solução com foco na condução econômica.

A novidade tem como objetivo proporcionar uma evolução de conhecimento e habilidades dos condutores, contando também com o diferencial dos dados reais da operação, por meio dos Serviços Conectados, para resultados em longo prazo. 

A combinação do Scania Driver Services com os Serviços Conectados fornece ao transportador dados e resultados completos sobre seus veículos motoristas, demonstrando como cada veículo reage a cada estilo de direção. 

“Desde que trouxemos a plataforma dos Serviços Conectados ao Brasil, enfatizamos que nosso objetivo seria mudar a forma de oferecer serviços aos clientes, visando sempre a maior rentabilidade de nossos parceiros. Essa realidade já chegou à Scania e conseguimos ter a tecnologia presente na operação em tempo real, unida ao diferencial humano. Ter acesso aos dados operacionais do veículo nos permite entregar soluções de transporte certeiras para a frota de cada cliente”, explica Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.


Scania Driver Services: Uma solução, três etapas 
Tendo como objetivo reduzir os custos das operações de transporte por meio de uma condução mais eficiente e com redução significativa do consumo de combustível, o Scania Driver Services chega ao Brasil trazendo um formato inovador de orientação, divido em três etapas: O Treinamento, o uso do Driver Support e o Coaching.

1ª etapa: Treinamento
Consiste em uma orientação inicial focada em condução econômica, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo da opção do cliente. Nesse momento, cria-se um engajamento e uma parceria entre o motorista e a Scania. O objetivo é orientar os participantes em um curto período sobre as maneiras de direção mais eficientes e que resultem na redução do consumo de combustível do veículo, podendo chegar em torno de 10% em relação à média anterior a esta primeira formação.
2ª etapa: Driver Support
Ferramenta exclusiva da Scania lançada em 2010, e hoje item de série nos caminhões e ônibus. O sistema serve como um tutor eletrônico, um verdadeiro "professor" instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Por meio dos dados do veículo, que vão sendo coletados no trajeto, o equipamento faz uma análise contínua e estimula a atenção para maneiras que não estão sendo exploradas ao volante. 
A avaliação do Driver Support é composta por quatro elementos: condução em aclives, uso dos freios, antecipação de frenagem e escolha de marchas; todos colaboram na redução de consumo e permitem que os resultados do treinamento durem mais tempo. O motorista é avaliado por meio de estrelas, de um total de cinco possíveis, e ao final da viagem pode ter acesso ao relatório completo de sua performance para saber exatamente onde melhorar.

3ª etapa: Coaching 
É a evolução contínua do profissional, com objetivo de manter em longo prazo os novos estilos de excelência na condução econômica de ônibus e caminhões e minimizar as perdas da eficiência com o retorno dos hábitos antigos do condutor. Por meio de uma orientação periódica, que acontece com os dados recebidos pelo Scania Communicator – módulo instalado nos veículos que transmite informações sobre a operação, como velocidade média, consumo de combustível, intervalos necessários para manutenção e o estilo de direção – o Master Driver Scania, instrutor treinado pela marca, pode intervir e orientar sobre a performance do motorista, a fim de aperfeiçoar possíveis melhorias que reforcem os métodos indicados no treinamento inicial.

Vantagens
Segundo a Scania, o transportador que optar pelo serviço de treinamento e orientação contínua terá como benefícios, economia de combustível, minimização do desgaste de peças e componentes e, consequentemente, a redução da parada para manutenção, fatores que resultam em uma operação mais rentável. As duas etapas que compõem a evolução dos motoristas por meio da dirigibilidade econômica se completam e resultam melhores resultados em longos prazos. Porém, podem ser adquiridas separadamente. Todos os planos são formatados conforme a necessidade e disponibilidade de duração de cada cliente.

Outra vantagem do Driver Services é a possibilidade de redução no valor do Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis. O pagamento dessa modalidade é formatado conforme faixas de consumo de combustível, sendo que o cliente que consumir menos, consegue ficar em um nível menor de tarifa por quilometro rodado.

“O nosso relacionamento com os clientes vai muito além da venda. Por meio dos Serviços Conectados, é possível implementar ações de melhoria que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado e no aumento do resultado da empresa. Estamos preocupados com a operação e a lucratividade dos nossos parceiros. Queremos fazer parte dessas conquistas, estar lado a lado na gestão da frota. Certamente, a união dessa força de vontade com toda a tecnologia global que trazemos em nossos veículos possibilitará atingir o resultado esperado” conclui Souza.


TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA