Facchini

Clínicas Móveis são alternativas para combater o coronavírus

Truckvan/Divulgação
Diante da pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde tem feito uma série de recomendações para os brasileiros se prevenirem e evitarem aglomerações. Para conseguir ampliar o atendimento da população que mais carece de cuidados médicos em momentos como esse e desafogar as filas do SUS, uma alternativa tem se mostrado muito eficaz: unidades móveis.

“As carretas e caminhões customizados como consultórios e clínicas médicas móveis são instrumentos fundamentais para levar informação e atendimento às comunidades que não têm acesso a médicos e hospitais, preenchendo vazios assistenciais e evitando o deslocamento e o gasto no orçamento das famílias”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa paulista especializada em soluções sobre rodas.

A fabricante de implementos rodoviários, por sinal, entregou, nessa última quarta-feira (18/3) quatro Unidades Básicas de Saúde Móveis (UBSs Móveis) para Prefeitura de Manaus. Todas com ampla estrutura e preparadas para atender e direcionar possíveis casos do Covid-19.

Segundo Braga, a companhia está recebendo mais consultas do que o habitual e precisou, inclusive, adaptar uma carreta da sua frota de locação em dois dias para atender uma situação emergencial no Guarujá (SP).

O executivo também reforça que a Truckvan possui, em seu portfólio de locações, uma solução muito importante para detecção do coronavírus. Trata-se da Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada, a primeira produzida totalmente no Brasil com capacidade para realizar exames de alta complexidade.


Histórico
A Truckvan começou a receber esse tipo de demanda em 2006 e, desde então, já entregou mais de 50 unidades móveis de saúde, que foram responsáveis por realizar mais de 3 milhões de atendimentos médicos em todo País, como exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo do colo de útero, além de procedimentos oftalmológicos, odontológicos e laboratoriais.

Os modelos são equipados com aparelhos de última geração e adaptados como um laboratório para realização de exames de diagnósticos, consultórios, miniauditório para palestras e espaço para atendimento público. O ambiente é climatizado com ar-condicionado e possui banheiros e elevador hidráulico para acesso de idosos e pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Dependendo do projeto, também possuem gerador próprio de energia, palco com sistema de som e projetor multimídia com telão.
FONTE: Truckvan
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA