Facchini

Target MP lança e-book para ajudar no entendimento da emissão do CIOT

A nova resolução 5.862/2019 obriga a geração do Código Identificador da Operação do Transporte (CIOT) para todas as operações já incluindo Piso Mínimo do Frete. Muitas dúvidas vão surgir e, pensando nisso, a Target MP, já consolidada no mercado de transportes e logística, com suas inovadoras soluções de meios de pagamentos para o setor, desenvolveu o e-book que reúne todas as informações necessárias que o caminhoneiro precisa saber sobre o código.

O e-book está disponível em todas as plataformas digitais da Target e também no link (https://materiais.targetmp.com.br/ciot). A cartilha explica todos os detalhes sobre o processo de emissão, quem são os diferentes atores e quando cada um deve participar, além de penalidades previstas para quem não estiver dentro das normas impostas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O CIOT é um código numérico obtido por meio do cadastramento da Operação de Transporte nos sistemas específicos. Além de regulamentar o serviço de transporte de cargas, também regulamenta os meios de pagamentos do valor do frete referentes à prestação de serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas.

O surgimento do mesmo teve como principal objetivo garantir que tudo seja feito de uma maneira muito mais transparente, eliminando a temida carta-frete, que quase sempre levava o caminhoneiro a ter prejuízos, por conta de excessivos descontos no valor a ser recebido pelo transporte.
FONTE: Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA