Facchini

Empresa alemã apresenta conceito de estacionamento vertical para caminhões

Assim como no Brasil, o transporte rodoviário de cargas alemão vem enfrentando uma série de desafios e problemas com a falta de pontos de parada e descanso para caminhoneiros ao longo das rodovias que cortam o país.

Atenta a crescente demanda por vagas e instalações adequadas aos profissionais, frente a limitação de espaços, a empresa alemã, ABONA Deutschland, apresentou recentemente um conceito inédito de pontos de parada que promete revolucionar e otimizar os locais existentes atualmente.

Batizado de TruckTower, o conceito se destaca pela presença de um sistema vertical de vagas para conjuntos com até 40 toneladas, integrado a uma estrutura completa de hospedagem para o descanso de cada profissional.


Outro grande destaque do projeto é a versatilidade na movimentação dos caminhões estacionados, tanto na horizontal quanto na vertical, conforme o peso de cada veículo. Ainda segundo a ABONA Deutschland, a estrutura será capaz de dobrar o número de vagas disponíveis para caminhões em cada ponto de parada.

Além da versatilidade e do conforto, a TruckTower também prioriza a sustentabilidade. De acordo com a a ABONA, toda a estrutura pode ser integrada a um sistema de energia solar, capaz de garantir o funcionamento total e ainda fornecer energia para veículos elétricos. A empresa destaca ainda que ao aumentar a oferta de vagas em um ponto de parada, diminui-se a circulação de caminhões procurando um local para estacionar, e consequente a emissão de gases poluentes.

De acordo com a empresa alemã, o projeto que está patenteado e tem como principal idealizador um ex-caminhoneiro, encontra-se em fase de desenvolvimento para futuros testes operacionais, mas sem data confirmada. 

Confira o vídeo de apresentação da TruckTower:
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA