Facchini

Randon New R

Librelato cresceu mais que o mercado de implementos em 2019

Librelato/Divulgação
A Librelato apresentou crescimento de 66% em sua receita em relação a 2018, alcançando cerca de 950 milhões no período. A expansão da marca em relação ao seu número de vendas foi de mais de 55%, 21 pontos percentuais acima do mercado interno do setor de implementos que foi de 33.67% em relação a 2018, segundo dados da Anfir - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

A empresa comercializou um total de 9.545 implementos para os mercados interno e externo e aumentou sua participação de mercado em mais de um ponto percentual no Brasil. Para o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, 2019 foi um dos melhores anos da história da empresa. “O ano de 2019 se tornou inesquecível a todos que compõem a Librelato. Completamos 50 anos e alcançamos vendas e resultados que nos levaram a garantir a continuidade de investimentos e desenvolvimento de produtos e componentes que tornam a logística brasileira mais competitiva e eficiente”, comentou.

“Alguns bons exemplos são a nossa linha ProNio, que são graneleiros mais leves e resistentes, desenvolvidos com a utilização do Nióbio em sua composição; o Sider Grid, ideal para operações logísticas e permite que a carga seja acessada em apenas 30 segundos, gerando maior flexibilidade e agilidade ao usuário. E não vamos parar por aí, pois as pesquisas e desenvolvimentos de produtos continuam”.

Os implementos que lideraram as vendas da Librelato em 2019 foram a Linha Graneleira e a Linha Basculante. Houve também um crescimento relevante nas Linhas de Carga Fechada (Lonado e Alumínio) e Tanques para Transporte de Combustível.


Market share crescente
Com um portfólio de produtos completo, que oferece produtos modernos e eficientes, com maior robustez e menor peso, soluções em conectividade e segurança, além de tecnologias voltadas à indústria 4.0 nas unidades de produção, a Librelato atingiu 14.1% de market share em 2019 e se mantém entre as três maiores implementadoras do País.

A escalada pela maior participação de mercado teve início em 2012 quando a marca alcançou pela primeira vez 10% de market share no Brasil, subindo para 12% em 2016, mantendo 12% em 2017 e crescendo para 13% em 2018.

“Diante das inovações e dos novos produtos lançados, que são características da marca Librelato, além das ações comerciais, a perspectiva é de chegar a 15% de market share este ano. Acreditamos que 2020 será tão promissor quanto foi 2019”, afirma Sprícigo.

Peças
Na área de peças, a Librelato também registrou um aumento significativo de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Em virtude do lançamento Nacional da Libreparts, (modelo de lojas de autoatendimento de peças) que fomentou muito a demanda e negócios no setor, a Librelato atingiu um crescimento de 98% em vendas.

“Notamos que a Libreparts se torna cada vez mais um negócio relevante e atrativo aos clientes e também à rede de distribuição. Em 2020 teremos aproximadamente mais 20 novas lojas com esse conceito inovador, que certamente trará ainda mais resultados e benefícios aos nossos clientes”.

A empresa inaugurou no segundo semestre de 2018 um novo modelo para venda de peças que trouxe mais agilidade na comercialização. Inspirada no modelo de lojas de departamentos, a Libreparts apresentou ao mercado uma inovadora forma de comercializar peças e componentes de implementos no Brasil. Com ela, o cliente pode contar a qualquer momento com o auxílio técnico de um consultor especialista, mas também tem total liberdade e comodidade para se servir dos itens de maior giro que ficam em exposição em gôndolas.
FONTE: Librelato
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA