Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz Atron 1635 deve ter produção encerrada em 2020

Mercedes-Benz/Divulgação
O último modelo bicudo remanescente do mercado brasileiro de caminhões já está próximo de ter a produção encerrada. Segundo a Mercedes-Benz, o Atron 1635 deve ser descontinuado no segundo semestre de 2020.

"O Mercedes-Benz Atron 1635 segue em produção conosco até meados de 2020", destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, em conversa com o Portal Caminhões e Carretas durante a 22ª Fenatran. "Não é um produto ruim, mas é um produto antigo e que não consegue receber certas tecnologias", completou o executivo.

Segundo Leoncini, a produção do modelo vem sendo mantida até então devido a uma forte demanda de uma parcela de clientes da marca, especialmente em Minas Gerais. Fato que vai de encontro com a campanha marcante da montadora, "As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve".

"É um produto que a gente tem porque um segmento específico, os caçambeiros de Minas Gerais, adoram o caminhão, idolatram o caminhão. Em função do que a gente escutou deles, esticamos a produção, demos uma sobrevida ao Atron. Mas em algum momento ele tem que acabar”, disse o executivo.

Atualmente o Mercedes-Benz Atron 1635 conta com motor Mercedes-Benz OM 457 de 12 litros, potência de 345 cv e 1.450 Nm de torque, eixo traseiro HL7, transmissão manual ZF 16S-1650 e o freio-motor Top Brake. O modelo é indicado para operações rodoviárias de curtas e médias distâncias.


Quem substituirá o Atron 1635? 
O encerramento da produção do Atron 1635 não resultará uma lacuna no portfólio de produtos da Mercedes-Benz no Brasil.

Como substituto ao consagrado modelo bicudo, a montadora alemã oferece aos transportadores brasileiros o Axor 2036, modelo equipado motor OM 457 LA de 12 litros, potência de 360 cv e 1.850 Nm de torque, combinado com transmissão automatizada Mercedes-Benz Powershift de 12 velocidades.

O modelo conta ainda com três opções de cabine (simples, leito teto baixou ou leito teto alto), opções de suspensão metálica ou pneumática, freio retarder e sistemas de ABS, EBD e ASR.
Cardiesel
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA