Facchini

Ford encerra a produção de caminhões em São Bernardo do Campo

Ford/Divulgação
Chega ao fim nesta quarta-feira, 30 de outubro, a história da Ford Caminhões no Brasil e na América Latina com o encerramento da produção na fábrica localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo.

O encerramento das atividades no continente, incluindo o fechamento da fábrica paulista já havia sido anunciado pela montadora norte-americana em fevereiro deste ano. Na época, a marca informou que a decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

LEIA: Ford anuncia fim da produção e comercialização de caminhões no Brasil e na América Latina

Com o fim da produção de caminhões nesta quarta-feira, 600 colaboradores serão dispensados. Apenas mil da área administrativa serão mantidos, mas transferidos para um edifício comercial no centro da capital paulista, afim de possibilitar o fechamento total da unidade fabril. 


Caoa
No início de setembro, O grupo brasileiro Caoa e o Governo do Estado de São Paulo confirmaram um avanço das negociações para a compra da fábrica da Ford Caminhões em São Bernardo do Campo, São Paulo. Na época foi estipulado um prazo de 45 dias para a conclusão da primeira etapa de compra. 

Entretanto, passado este período, há sinais de que a negociação entre o grupo brasileiro e a montadora norte-americana ganharam um ritmo mais lento e até o momento não se concretizaram. 


TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA