Facchini

Randon New R

Colhedora de cana-de-açúcar da Case IH é referência em inovação

Case IH/Divulgação
As tecnologias inéditas presentes nas colhedoras de cana-de açúcar A8810, da Case IH, marca da CNH Industrial, são referências em pioneirismo e inovação. E esse modelo, ainda mais revolucionário no campo, deu sua importante contribuição para a CNH Industrial estar, pela primeira vez, entre as 10 empresas mais inovadoras do país e conquistar, pelo segundo ano consecutivo, a 1ª colocação no setor Automotivo e Veículos de Grande Porte no Prêmio Valor Inovação 2019.

As colhedoras têm tecnologias inéditas, como o Smart Cruise, sistema que gerencia o funcionamento do motor, que associado à curva de potência otimizada, proporciona a redução do uso de diesel, bem como dos custos. Outro sistema é o Auto Turn, de acionamento e desligamento das funções da colhedora para manobras, que também ajuda na diminuição do consumo de combustível, já que a configuração de automatização é de até dez funções, o que facilita a operação e torna as manobras da colhedora mais simples no fim da linha.

Além desses diferenciais, as máquinas têm ventilador do sistema de arrefecimento inteligente, que possui rotação automática e variável, de acordo com a temperatura do sistema, o que garante menor demanda do sistema hidráulico para ativação do motor desse ventilador. Portanto, o sistema também ajuda na redução do consumo de combustível, especialmente nos momentos de menor temperatura ambiente — durante o inverno e a noite.

As colhedoras apresentam ainda o Autofloat, um sistema que "copia o solo", o que facilita a operação de colheita, já que controla de forma automática a altura dos divisores da linha, de acordo com a intensidade de pressão contrária que é exercida no solo. O Autofloat evita também que os colmos da cana passem por baixo do divisor de linha, dispensa o ajuste do divisor pelo operador, o que acaba por gerar menor desgaste dos componentes, já que o trabalho é feito automaticamente.

Desenvolvidas no Brasil, as colhedoras de cana da Case IH, estão disponíveis para exportações em 25 países: Argentina, Tanzânia, Marrocos, Austrália, México, Colômbia, Zimbabué, República Dominicana, Guatemala, Ilhas Maurício, Peru, Tailândia, República do Congo, Gabão, Camarões, Estados Unidos, Sudão, Guadalupe, Camboja, Filipinas, Panamá, Nicarágua e Bolívia.

Todas as colhedoras de cana-de-açúcar da CNH Industrial são produzidas na fábrica da Case IH de Piracicaba (SP). A planta é o centro mundial da marca para desenvolvimento de soluções para o setor sucroalcoleiro. No local foram desenvolvidas as mais de cem melhorias que as colhedoras receberam desde 2016.

Além da parte de produtos, nos últimos cinco anos a empresa treinou cerca de 20 mil pessoas para operar as máquinas no país para que o cliente consiga extrair a máxima eficiência dos equipamentos.

O desenvolvimento da colheita mecanizada de cana-de-açúcar é apenas um dos exemplos que mostram como a Case IH é uma empresa inovadora, que busca constantemente novas soluções para o agricultor. O novo serviço de Agricultura de Precisão oferecido aos usuários finais com foco em mapas e relatórios AFS (Advanced Farming Systems – que é marca dos produtos de agricultura de precisão da Case IH) feitos via drone Serviços Digitais AFS (Case IH) também reforça o posicionamento em inovação.

Segundo Silvio Campos, diretor de Marketing de Produto da Case IH, a inovação é essencial para a tomada de decisão do produtor rural na Agricultura 4.0. “Ao contribuirmos com o desenvolvimento do setor e oferecermos tecnologias inteligentes para o controle da lavoura, a produção de alimentos e produtos agrícolas, focados sempre, na realidade e de acordo com as necessidades de cada cliente, seguimos de encontro aos objetivos da Case IH”, reforça.

Essa busca constante da empresa em se atualizar e contar com as melhores aplicações para o campo, tem como objetivo a redução dos custos e o aumento da produtividade e lucratividade de toda a cadeia, com destaque para o produtor. “Além disso, a inovação amplia as redes de fornecedores parceiros em soluções tecnológicas, agrega valor às máquinas agrícolas, aprimora o relacionamento entre empresa, marcas, concessionários e clientes por meio do serviço e da consultoria, cria uma nova fonte de renda para os envolvidos e uma vantagem competitiva frente à concorrência”, afirma Campos.


A mais inovadora
Além dessas tecnologias citadas, a Case IH também é reconhecida por ser a primeira empresa a fabricar e a apresentar o primeiro trator autônomo para o mundo e pela introdução do Sistema Axial no Brasil.

O trator autônomo representa uma visão do futuro na agricultura. Trabalha sem operador e é controlado via computador ou tablet. O conceito, apesar de não ter sido desenvolvido no Brasil, teve a participação do time nacional, que coopera com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em nível global. O trator foi projetado para ter uma maior aplicação no país, devido ao perfil das lavouras de grande extensão e às características do setor agrícola. Por isso, foi apresentado na Agrishow 2017.

As colheitadeiras de grãos da Case IH também apresentam diversas soluções tecnológicas inovadoras. Os modelos Axial Flow 7282/8230/9230 receberam um aprimoramento do desempenho operacional e consequentemente da eficiência da colheita/produtividade, por meio de um novo design de rotor e da gaiola acoplada, sistema de descarregamento simultâneo à colheita, em que o produtor pode escolher entre paradas ou colheita simultânea e com maior capacidade de tanque graneleiro.
FONTE: Case IH
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA