Scania desenvolve linha sustentável de roupas para caminhoneiros

Assim como o desenvolvimento de caminhões, a famosa linha de roupas para caminhoneiros desenvolvida pela Scania, também é baseada em importantes aspectos, como por exemplo, a sustentabilidade e a consciência.

De acordo com a marca sueca, o processo de design dos produtos é bem definido e autentico, graças ao trabalho em conjunto do time de designers em um único departamento. Estes profissionais contam ainda com o apoio de consultores externos, responsáveis por agregar novos conhecimentos e ideias a cada peça desenvolvida. 

Ainda segundo Scania, a escolha dos materiais que compõem cada peça, por exemplo, botões de camisas ou o couro de pulseiras de relógios, é semelhante a escolha de uma porca ou parafuso que garanta mais eficiência a cada caminhão, ou seja, a seleção de materiais é feita de forma minuciosa e refinada. 

A semelhança entre o desenvolvimento dos caminhões e roupas Scania não se resume apenas a escolha dos materiais, mas também ao processo de desenvolvimento. De acordo com a marca, o projeto de novas roupas, é sempre a partir do zero, da mesma forma que os novos caminhões. O processo é como qualquer marca de moda, com visitas a feiras de moda para se inspirar em material, forma e cor. A partir daí, todas as ideias são adaptadas para se adequarem aos padrões da marca Scania. “Começamos com um esboço e depois selecionamos cuidadosamente o padrão e quais cores e materiais usar”, diz Susanna Hansson, gerente de produto da Scania Truck Gear. "O trabalho continua com vários testes, o mesmo procedimento que você faria com um caminhão", destaca.

Outro fator chave no desenvolvimento da linha de roupas Scania é a opinião do cliente, no caso o caminhoneiro. Segundo a Scania, para entender exatamente as necessidades de cada profissional, os designers passam um longo tempo com os motoristas no caminhão para obter o sentimento e a inspiração certos.

"Tudo o que fazemos é baseado em insights do usuário, o que o cliente precisa e deseja. Nós constantemente aperfeiçoamos e melhoramos nossos produtos com a ajuda de nossos motoristas. Pode ser coisas como tamanho, design, cor e material. É essencial conhecer o público-alvo e estamos muito envolvidos na experiência do usuário", revela a gerente.


Já a sustentabilidade de cada peça de roupa é garantida na fase de escolha do material. Segundo Hasson há uma constante busca por alternativas diferentes quando se trata de materiais. “Usamos algodão orgânico e materiais reciclados, mesmo feitos de borra de café, em nossas roupas. As jaquetas são best-sellers e todas as nossas roupas são feitas com a sustentabilidade em mente. ”

O conhecimento sobre a origem dos tecidos é baseado em fatos. "É importante poder rastrear as coisas o mais longe possível, até o algodão, se necessário."

A sustentabilidade da linha de roupas é reforçada ainda pelo trabalho em conjunto com uma série de empresas parceiras, incluindo fornecedores. De acordo com a Scania, a cooperação em diferentes níveis faz com que seja possível atingir os objetivos ambiciosos de sustentabilidade. "Nós apenas começamos esta jornada. Não tem fim. De certa forma, isso é muito empolgante, pois sempre encontramos novas e melhores maneiras de lidar com nossos produtos." comenta Hasson. 

Guarda-roupas Scania baseado em três R: 
1- Reduzir - Pense novamente antes de comprar algo. Você realmente precisa? Você vai usar e apreciá-lo por um longo tempo? Se você precisar de uma roupa nova para uma ocasião especial, tente alugar ou pedir algo emprestado. Compre em segunda mão como primeira escolha. Se comprar um novo produto, procure itens produzidos com responsabilidade, feitos de materiais reciclados ou orgânicos.

2- Reutilizar - Cuide bem de suas roupas e acessórios e eles durarão mais. Limpa-los em vez de lavar. Polir seus sapatos para mantê-los em boas condições. Quando algo se torna desgastado ou rasgado, conserte-o ou leve-o ao alfaiate ou ao sapateiro. Quando você terminar com algo, dê a amigos e familiares, venda em lojas de segunda mão ou doe para caridade.

3- Reciclar - Se chegou ao fim da sua vida útil, certifique-se de descartá-lo de forma responsável para que o material possa ser reciclado e cuidado.

TEXTO: Lucas Duarte

Postar um comentário

1 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.