Facchini

Randon New R

Scania inicia testes com caminhões a gás na Lituânia

Em parceria com a transportadora Vlantana e a SG Dujos, empresa responsável pelo de desenvolvimento de infraestrutura para a distribuição de gás, a Scania iniciou testes com o primeiro caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV) na Lituânia. 

“O caminhão a gás GNV da Scania nos oferece uma grande oportunidade de se tornar um líder em transporte sustentável”, diz Vladas Stoncius, gerente executivo da Vlantana. "Outras vantagens para nós serão dirigir em áreas restritas e oportunidades para acessar balsas e garagens subterrâneas."

Equipado com motor de 13 litros, o Scania R 410 movido a gás natural irá operar em rotas locais e regiões do país báltico. Dentre as principais vantagens do modelo em relação aos tradicionais movidos a diesel está baixo custo com combustível. Atualmente o GNV é 40% mais barato que o Diesel na Lituânia. 


“O gás está se tornando uma alternativa perfeita para todos os operadores de transporte, não apenas por causa dos aspectos ambientais, mas também por causa do preço competitivo.” destacou Virginijus Korsakas, CEO da SG Dujos.

Com nove postos de abastecimentos localizados nas principais cidades da Lituânia, os testes com caminhões movidos a GNV se consagram com precursores da futura disponibilidade de Gás Natural Liquefeito (GNL) no país. 

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA