Facchini

Randon New R

Gigantes do agronegócio compram mais de 1.000 caminhões para driblar a tabela do frete

Com o objetivo de driblar o tabelamento do frete estabelecido pelo Governo de Michel Temer, como parte do acordo para colocar fim a greve de caminhoneiros em maio de 2018 e, as inúmeras incertezas jurídicas em torno da medida, gigantes do agronegócio brasileiro passaram a investir em frota próprias, afim de garantir o escoamento da safra 2018/2019.

Dentre as aquisições mais recentes está a compra de 300 caminhões Scania da nova geração pela Amaggi, uma das maiores empresas brasileiras do agronegócio e pertencente à família do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A entrega dos modelos está prevista para começar em fevereiro deste ano.
 

LEIA: AMAGGI compra lote de 300 caminhões da Nova Geração Scania


Também em 2018, uma das maiores cooperativas do país, a paranaense Coamo, confirmou a compra de 500 caminhões. De acordo com a assessoria de imprensa, o investido fez parte dos planos de renovação de frota, mas que se necessário, os veículos serão mantidos em uso. 

A JBS, uma das líderes globais da indústria de alimentos e referência no setor de carnes também investiu forma expressiva na aquisição de frota própria. Em 2018 a empresa adquiriu 360 novos caminhões. "A decisão está amparada na estratégia de uma operação sustentável, que garanta a produção e oferta de produtos, reduzindo os impactos de custo causados pela aplicação do tabelamento do frete rodoviário", afirmou a JBS em nota. 

Somando-se as recentes compras feitas pela Amaggi, Coamo e JBS chega-se ao expressivo número de 1060 novos caminhões no transporte rodoviário de cargas brasileiro. 

A possibilidade de frota própria não se restringe apenas a estas três empresas. Recentemente a Cargill, multinacional de origem norte-americana, confirmou a cotação de 1.000 caminhões, entretanto o fechamento do negócio está condicionado a um posicionamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a legalidade do tabelamento de fretes. 

"Se isto não ocorrer ou se esta decisão se alongar de forma a dificultar nossas operações no país, estamos preparados para adotar uma alocação de frota própria", destacou a Cargill em nota oficial. 

Gilson Baitaca, líder do Movimento dos Transportadores de Grãos de Mato Grosso, disse não acreditar que a adoção de frotas próprias se torne um padrão entre as grandes exportadoras.

Para Baitaca o diálogo é a única saída para o impasse gerado sobre a questão do frete. "As empresas nunca quiseram conversa. Não estamos querendo inviabilizar o negócio de ninguém, apenas assegurar um valor que viabilize o nosso", afirmou. 

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA