Facchini

900 toneladas: A carga mais pesada já transportada nas rodovias canadenses

No último domingo, 6 de janeiro, as rodovias canadenses, mais precisamente na região de Alberta, receberam uma das maiores e mais pesadas cargas já transportadas na história do país. Trata-se de um separador de propileno e propano que está sendo levado de Edmonton ao novo complexo petroquímico de Fort Saskatchewan.

Com previsão de quatros dias, a viagem de cerca de 40 quilômetros está sendo executada pela Mammoet, referência mundial no içamento, remoção e transporte de cargas excepcionais.

Além das dimensões impressionantes a operação histórica no Canadá se destaca ainda pelos números expressivos. De acordo com os dados das autoridades locais, somente a torre de separação pesa 800 toneladas. Considerando o peso das linhas de eixos e caminhões, o peso bruto total combinado passa das 900 toneladas. 

Ao todo o conjunto que conta com 912 pneus, possui 587 pés de comprimento (aproximadamente 179 metros), 31 pés de largura (aproximadamente 9 metros) e 42 pés de altura (aproximadamente 13 metros). Se comparada com outras cargas excecionais, a torre de separação é seis vezes maior e mais pesada que o maior caminhão de mineração fabricado pela Caterpillar. 

Após a entrega e instalação no polo petroquímico da Inter Pipeline, o separador será usado para converter o propano em plástico, que posteriormente poderá ser transformado em bens domésticos. Ao todo US $ 3,5 bilhões estão sendo investidos no complexo petroquímico. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA