Facchini

Randon New R

Daimler Trucks anuncia investimento de meio bilhão de euros em caminhões autônomos

Presente na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a Daimler Trucks anunciou um investimento de 500 milhões de euros (cerca de 570 milhões de dólares) no desenvolvimento de caminhões altamente automatizados (SAE Nível 4) para aplicações rodoviárias. 


De acordo com o grupo, composto pelas marcas Mercedes-Benz, FUSO, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses e BharatBenz, o investimento significativo possibilitará ainda a geração de 200 novas vagas de emprego que devem ser preenchidas principalmente por engenheiros de mecatrônica ou especialistas em robótica com habilidades de TI e programação.


O desenvolvimento de caminhões autônomos (SAE Nível 4) terá como base principal o novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Caminhões Automatizado da Daimler Trucks & Buses em Portland (Oregon, EUA). No local, os especialistas se dedicarão a todos os aspectos do desenvolvimento, teste e validação de veículos automatizados. Além disso, o time de engenheiros contará ainda com a estreita cooperação de profissionais dos centros de pesquisa e desenvolvimento da Daimler Trucks em Stuttgart (Alemanha) e Bangalore (Índia), formando assim uma rede global.  

O recente investimento anunciado reforça ainda o pioneirismo da Daimler Trucks no desenvolvimento de caminhões automatizados nos últimos anos. Em 2014, o maior fabricante de caminhões do mundo apresentou o Mercedes-Benz Future Truck 2025, o primeiro caminhão automatizado do mundo, e foi o primeiro a demonstrar as oportunidades tecnológicas e o grande potencial que os caminhões automatizados têm para a economia e a sociedade.

“Como líder de nossa indústria, fomos pioneiros no transporte automatizado de caminhões. Em 2015, o nosso Freightliner Inspiration Truck obteve a primeira licença de estrada para um veículo comercial automatizado. Agora levamos o transporte automatizado para o próximo nível: estamos prontos para lançar o primeiro Freightliner Cascadia parcialmente automatizado em 2019 - e, em seguida, lidamos com caminhões altamente automatizados. Caminhões altamente automatizados melhorarão a segurança, aumentarão o desempenho da logística e oferecerão uma proposta de grande valor aos nossos clientes - e, assim, contribuirão consideravelmente para um futuro sustentável de transporte ”, comentou Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks & Buses. 


Daimler Trucks reavalia os benefícios do platooning

Com o expressivo investimento na automação nível 4, a Daimler Trucks relevou ainda que está reavaliando os benefícios do platooning, sistema de operação que consiste em um comboio de até quatro caminhões conectados entre si eletronicamente, onde o primeiro é conduzido normalmente e os demais o acompanham de forma idêntica.


De acordo com o grupo, apesar dos vários anos de testes dos comboios, especialmente nos Estados Unidos, os resultados mostram que a economia de combustível, mesmo em condições perfeitas de comboio, é menor do que o esperado e que essas economias diminuem ainda mais quando o comboio é desconectado e os caminhões precisam acelerar para se reconectar.

Ou seja, os resultados obtidos até o momento não confirmam a viabilidade do platooning em operações rodoviárias de longas distâncias.

Automação nível 4: Segurança, eficiência e competitividade
De acordo com a Daimler Trucks, caminhões altamente automatizados (nível 4) podem contribuir de forma significativa para as estradas se tornem mais seguras e sustentáveis. A segurança no trânsito é garantida por série de sistemas e a uma infinidade de sensores que nunca se cansam ou perdem a atenção. 

Além da segurança, os caminhões autônomos (nível 4) podem melhorar ainda a eficiência e a produtividade, através do aumento da disponibilidade dos veículos e da frota como um todo. Estes benefícios se traduzem ainda em economia que está diretamente relacionada a eficiência logística. 

Mas afinal, o que o nível 4 de automação? De acordo com a Society of Automotive Engineers (SAE), o nível 4 de automação se caracteriza pela capacidade do veículo se auto-conduzir de forma segura, sem a necessidade de intervenção do motorista em um curto espaço de tempo.



TEXTO: Lucas Duarte

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA