Facchini

7 segredos que todo caminhoneiro deve saber para dirigir de forma consciente

Você é caminhoneiro, deseja melhorar seu desempenho nas estradas e aumentar sua qualidade de vida? Então conheça nesse artigo 7 segredos que todo caminhoneiro devia saber para dirigir de forma consciente.

O transporte rodoviário é o principal meio de locomoção de mercadorias, alimentos e pessoas no nosso país. Ser caminhoneiro é uma profissão que, apesar de não receber toda a atenção que merece, sempre foi extremamente importante para a economia do Brasil.

Devido à alta demanda de transportes, um bom caminhoneiro raramente fica sem serviço. No entanto, para ser considerado um bom profissional nessa área é preciso que o motorista esteja sempre atento a diversos detalhes.

Neste artigo, mostraremos 7 segredos que todo caminhoneiro devia saber para dirigir de forma consciente, e garantir suas viagens.

7 segredos que todo caminhoneiro devia saber para dirigir de forma consciente:

1. Conheça bem sua rota
Mesmo que você tenha muitos anos de estrada, em algum momento você terá que fazer uma entrega em um lugar onde nunca foi. Para que não haja imprevistos nessa viagem, procure estudar atentamente a melhor opção de rota para essa viagem.

Verifique as condições da estrada, o índice de acidentes e roubos ou furtos no percurso e tudo mais que possa ser relevante.

2. Esteja sempre bem alimentado e hidratado
Um dos segredos para dirigir de forma consciente é estar sempre bem alimentado e hidratado. Quando não se dá a devida importância a alimentação, mal-estares podem acontecer colocando sua viagem em risco.

Apenas lembre-se de evitar alimentos pesados, de difícil digestão, antes de dirigir. Geralmente esse tipo de alimento causa sono após a ingestão.

3. Mantenha a manutenção do caminhão em dia
Manter o bom funcionamento do caminhão é item indispensável para dirigir de forma consciente. Por isso, verifique com frequência a condição de lanternas e faróis, óleo do motor, filtro de ar, estado dos pneus, líquido de arrefecimento e o estado da correia dentada.

Estar atento a esses detalhes é tão importante quanto contar com um seguro de caminhão, que garantirá socorro a você, caso um imprevisto aconteça.

4. Faça pausas a cada 3 horas
Pode parecer demais, mas fazer pausas de 20 minutos a cada três horas de estrada é fundamental para descansar a mente, esticar o corpo e voltar a dirigir com mais atenção e segurança.


5. Evite dirigir à noite
Aproveite o período em que os perigos na estrada são maiores e a visibilidade é menor para descansar e durma.

Nenhum profissional responsável é capaz de render bem no trabalho estando sem dormir. Sua saúde e sua vida valem mais do que esse risco.

6. Faça um planejamento e siga-o
Uma das principais características de um bom profissional é ele saber se planejar e cumprir o estipulado. Por isso, antes de fechar uma viagem, procure conhecer a rota, identificar os locais de parada e pernoite e com base nessas informações, estipule um prazo viável.

7. Direção defensiva na estrada
As técnicas de direção defensiva são tão necessárias na estrada quanto na cidade. Por isso, conheça todas elas e use-as sempre que for preciso. Com essa atitude, além de evitar acidentes e prejuízos enorme você também pode poupar a sua vida e a de outras pessoas.

ARTIGO: Jeniffer Elaina - SegurodeAutomovel.org 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA