Facchini

VÍDEO: Saiba como foi feito o transporte de um dos maiores caminhões do mundo

A National Heavy Haulage (NHH), empresa australiana especializada no transporte de cargas indivisíveis encarou recentemente um dos maiores desafios de sua história. A empresa foi escolhida para o transporte de não apenas uma, mas de cinco unidades de um dos maiores caminhões basculantes do mundo, Liebherr T 282 C. 

“Este não era o tipo de transporte cotidiano. Os caminhões são um dos maiores do mundo e vazios pesam mais de 260 toneladas, então quando você coloca isso em um comparativo, cada um deles pesa mais que 130 carros populares juntos. É preciso uma equipe altamente eficiente e confiável para entregar uma carga deste porte e nossos funcionários da NHH foram capazes sem qualquer preocupação”, comentou Mark Ackroyd, diretor do National Group. 

Produzidos na costa leste dos Estados Unidos, as cinco unidades Liebherr T 282 C tiveram como destino a mina australiana de Peak Downs Mine. Para garantir a entrega bem sucedida, a transportadora australiana combinou cavalos-mecânicos Kenworth com linhas eixos Drake. Cada conjunto percorreu cerca de 200 quilômetros, da cidade de Mackay até a mina, com o apoio de batedores e da polícia. 


“Essas foram definitivamente algumas das maiores cargas com as quais lidamos, mas é por isso que somos conhecidos. Nós utilizamos motores Kenworth de primeira linha e reboques pesados ​​Drake, então quando você os combina com uma equipe focada em entregar com segurança o maior e melhor equipamento existente, nada é muito difícil ou grande demais para transportar”, destacou Ian Scott, gerente geral da NHH. 

Após a entrega, as cinco unidades do gigante Liebherr T 282 C que serão empregadas no transporte de carvão, passaram por um processo de montagem final, onde receberam os pneus e básculas que foram separados para a realização do transporte rodoviário.

Números impressionantes
Equipado com um motor de exatos 4.057 cv, capacidade para transportar até 363 toneladas de cargas útil, 9,7 metros de largura, 8,3 metros de altura e quase 16 metros de comprimento, o Liebherr T 282 C ocupa hoje a segunda posição no ranking mundial dos maiores caminhões do mundo. 

Entretanto, as cinco unidades entregues a Peak Downs Mine marcaram o fim da produção e comercialização deste gigante, que agora será substituído pelo Liebherr T 284.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA