Facchini

Randon New R

Transportadoras iniciam testes operacionais com o Mercedes-Benz eActros

Reforçando o pioneirismo no desenvolvimento e produção de caminhões elétricos pesados, a Mercedes-Benz anunciou nas últimas semanas os primeiros testes práticos com o eActros. Ao todo 20 transportadoras de diferentes segmentos receberão unidades do modelo e que serão empregadas em operações diárias com os demais veículos da frota. 

Segundo a montadora alemã, a série de testes será dividida em duas fases com dez clientes cada, por um período de cerca de dois anos. Além disso, terá como objetivo realizar operações locais com caminhões pesados de forma silenciosa e sem a emissão de gases poluentes. 

Stefan Buchner, chefe da Mercedes-Benz Trucks comenta: "Os testes práticos com os eActros são um marco importante no caminho para a produção em série. Queremos usar as descobertas abrangentes para comparar economicamente os caminhões elétricos aos caminhões a diesel em centros urbanos e em operações de distribuição a partir de 2021. Nosso foco está na faixa de operação, nos custos das baterias e também na infraestrutura necessária para operações nas frotas comerciais de nossos clientes."

O primeiro cliente a receber o eActros será a empresa alemã, Hermes, especializada em serviços de varejo e logística. O modelo de 25 toneladas será empregado pela empresa em uma rota de 50 km entre Bad Hersfeld e o Centro de Logística Hermes, em Friedewald, no norte da Hessia, Alemanha. Com uma autonomia de até 200 quilômetros, o modelo percorrerá a região montanhosa de seis a oito vezes por dia. 


Oliver Lanka, chefe de compras centrais da Hermes na Alemanha, destaca: "A eletromobilidade é um componente essencial de nossa estratégia de sustentabilidade. Estabelecemos a ambiciosa meta de tornar nossas entregas em todos os centros urbanos da Alemanha livres de emissões até 2025. Juntamente com o uso de baterias - Vans elétricas ao longo da última milha, a eletrificação gradual de distribuição pesada no transporte de alimentos é um tema importante para nós. Estamos trabalhando em conjunto com a Mercedes-Benz Trucks nesta área.".

Segundo a Mercedes-Benz, de acordo com os requisitos de cada operação e de cada cliente serão disponibilizados modelos com dois e três eixos, para operações com 18 e 25 toneladas respectivamente, implementados com câmaras frias, baús ou siders. Além disso, cada operação será acompanhada de perto por especialistas da Mercedes-Benz Trucks. 

Ainda segundo a montadora, nas próximas semanas as empresas alemãs Dachser, Edeka, Kraftverkehr Nagel, Ludwig Meyer Pfenning Logistics, TBS Rhein-Neckar and Rigterink e as suíças Camion Transport e Migros receberão unidades do eActros. 

TEXTO: Lucas Duarte

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA