Facchini

Randon New R

Volkswagen Caminhões e Ônibus supera marco de 100.000 veículos customizados

A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus conquista mais um recorde: desde sua inauguração em 1996, são mais de 100 mil veículos especiais, produzidos sob medida para os clientes.

E a demanda não para de crescer. Este ano, esses modelos customizados já correspondem a 25% de tudo o que é produzido em Resende e ganham cada vez mais espaço nas estradas brasileiras e latino-americanas.

O portfólio de produtos é vasto, graças aos processos implementados nos últimos anos para redução no custo e na complexidade, que hoje incentivam essa expansão crescente do negócio de solicitações de veículos especiais.

É com uma estrutura multifuncional envolvendo diversos setores da empresa que a marca atende aos pedidos específicos dos clientes, seguindo seu slogan “Menos você não quer, mais você não precisa”. Essa formatação confere mais agilidade ao desenvolvimento, produção e entrega dos veículos ao mercado.

Um dos mais recentes projetos lançados é o Constellation 32.360 V-Tronic, reconhecido em premiação do setor como Veículo Comercial Pesado do ano. As unidades especiais são produzidas em escalas diferenciadas na fábrica, mas alguns destes modelos já fazem parte do catálogo regular de ofertas devido ao seu sucesso no mercado.

“Fomos a primeira montadora a entregar veículos especiais e hoje isto já é uma demanda indispensável do mercado, especialmente para os segmentos vocacionais. Nossa flexibilidade na produção e capacidade de inovar na engenharia respaldam essa estratégia de negócio e estimulam esse crescimento”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e Chief Technology Officer (CTO).


Parceria exclusiva
Para que toda a demanda seja atendida com total garantia ao cliente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus mantém a parceria exclusiva com o BMB, o primeiro centro de modificações do Brasil. A empresa está ao lado da montadora e é responsável por alterações como: segundo eixo direcional, tomada de força para equipamentos compactadores, ônibus com piso baixo (Low Entry), entre outros.

Sucesso internacional
O mercado de exportação também absorve boa parcela deste segmento especial e viu o embarque dessas unidades saltar nos últimos anos rumo a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Tamanho êxito é o que motivou a internacionalização desse modelo de negócio em parceria: em 2017, a BMB inaugurou o primeiro centro de customizações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no exterior. A unidade atende ao mercado mexicano.
FONTE: MAN Latin América 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA