Facchini

Novo extrapesado Ford tem nome revelado e conquista o prêmio de caminhão do ano de 2019

A abertura do 67º Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA 2018 nesta quinta-feira (20) coloca fim ao último grande mistério a respeito do novo extrapesado da Ford International Trucks, o nome. 

Batizado de F-Max, o novo cavalo-mecânico destinado a operações rodoviárias de longas distâncias, estréia no mercado europeu já com a conquista de um dos prêmios mais prestigiados e importantes do segmento de caminhões, o International Truck of the Year (IToY).

Levando em consideração critérios importantes, como inovação técnica, conforto, segurança, manuseio, consumo de combustível, sustentabilidade e custo total de propriedade (TCO), o júri composto por 23 jornalistas europeus especializados em transporte elegeram o F-Max como o caminhão do ano de 2019. Com a expressiva pontuação de 126 votos, o novo extrapesado Ford superou as recém lançadas Séries L e P da Scania e a linha de caminhões Volvo FH e FM movidos a a gás natural liquefeito (GNL).

“Com a introdução do F-Max, a Ford Trucks entregou um cavalo-mecânico de engenharia fina que pode ser um novo jogador significativo no segmento altamente competitivo do transporte de longa distância”, destaca Gianenrico Griffini, presidente do International Truck of the Year. 



Durante os testes, os jurados elogiaram a eficiência e as características avançadas da linha de transmissão do F-Max, incluindo as funções Eco-Roll, Adaptive Cruise Control (ACC) e GPS Predictive Cruise Control. Os jornalistas destacaram ainda a perfeita combinação e acerto entre o novo motor Ford Ecotorq Euro 6 de seis cilindros em linha de 12,7 litros e 500 cavalos de potência com a transmissão automatizada Traxon ZF de 12 velocidades.

No interior, fatores como o piso 100% plano, largura de 2,5 metros, altura interna de 2,16 metros, excelente capacidade de armazenamento e painel estilo cockpit com um painel de instrumentos digital de fácil leitura e navegação, exerceram grande influência na decisão do júri. Por fim os 23 jornalistas ainda elogiaram o ConnecTruck, a plataforma de conectividade do veículo.

Com a conquista, a Ford International Trucks passa a contar com dois títulos do International Truck of the Year (IToY). A primeira vitória aconteceu em 1982 com a linha Cargo.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA