Facchini

DHL testa semirreboques equipados com placas solares

A DHL Express, gigante do segmento logístico internacional e da distribuição expressa de correspondências, iniciou recentemente testes com semirreboques equipados com painéis solares em operações rodoviárias. A novidade faz parte da meta da empresa que tem como objetivo reduzir a zero as emissões de gases até 2050. 

A novidade batizada de TRAiLAR, é resultado de uma parceria entre a DHL e a fabricantes de implementos inglesa, Don Bur. Cada semirreboque é equipado com películas solares extremamente finas e leves no teto, que são conectadas aos sistemas de bateria de cada veículo. 

Segundo as empresas, a energia gerada será empregada na alimentação do sistema de iluminação de cada semirreboque, funcionamento de plataformas traseiras e pisos móveis, contribuindo de forma significativa para a redução do consumo de combustível. 


Ainda segundo as empresas, o TRAiLAR ainda pode ser empregado em caminhões com chassi rígido e redução do consumo de combustível se traduz em redução das emissões de CO 2, menores custos com combustível e gastos com manutenção. Em testes independentes realizados em circuito fechado, foram alcançadas economias de combustível de até 5,2%.

“Precisamos de menos veículos e cada vez mais limpos e silenciosos nas estradas do Reino Unido. Isso pode ser alcançado ao mesmo tempo em que ajudamos os clientes a reduzir seus custos de transporte. É por isso que estamos comprometidos em desenvolver novas soluções sustentáveis ​​de transporte que podem ser implementadas em todas as cadeias de fornecimento para o benefício do meio ambiente, do público e de nossos clientes”, destaca Phil Roe, responsável pela Rede de Logística e Transporte da DHL Express no Reino Unido e Irlanda. 

Inicialmente o TRAiLAR está sendo empregado na frota própria da DHL. A partir de 2019 a novidade será estendida e implantada na frota terceirizada.

TEXTO: Lucas Duarte

Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA