Facchini

FPT Industrial apresenta tendências da Euro 6 em Fórum da SAE Brasil

A FPT Industrial não para de desenvolver soluções focadas na máxima eficiência dos motores. Atenta às exigências da certificação de emissões Euro 6, chamada de Proconve P8 no Brasil, a marca da CNH Industrial, um dos maiores grupos de bens de capital do mundo, participa do 15° Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para veículos comerciais e fora de estrada, em Curitiba, no dia 14 de agosto. Durante a palestra “Aplicação de veículos comerciais em condições de estrada - Euro VI: tendências tecnológicas para a realidade do mercado da América Latina”, o Engenheiro de Projetos da FPT Industrial, Luiz Noronha, apresentará os desafios e tendências tecnológicas para a implementação da nova norma de emissões no país.
Desde que foi implantada em janeiro de 2012, a atual certificação Euro 5/Proconve P7 reduziu consideravelmente o teor de enxofre no diesel, utilizando tecnologias como o sistema EGR (Recirculação de Gases de Escape) e Arla 32, fluido à base de ureia. Para a próxima fase prevista no Brasil equivalente a Euro 6, são aguardados ganhos significativos, como menores emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx) e melhorias no diagnóstico On Board, o que inclui sensores de medição da qualidade da ureia.
“O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento da FPT Industrial em Betim (MG) tem dezenas de engenheiros e técnicos dedicados à Euro 6, atuando na calibração, validação, testes de durabilidade e homologação. Além da capacitação local participamos de intercâmbios e treinamentos na sede da FPT Industrial em Turim, na Itália, e em nosso Centro de Engenharia Avançada em Arbon, na Suíça”, explica Noronha.
Demandas do mercado
O transporte rodoviário no Brasil é feito principalmente por caminhões maiores, que rodam com mais carga e enfrentam terrenos acidentados, o que requer muito torque dos motores. Pesquisa elaborada pela FPT Industrial junto a transportadores aponta que as principais demandas do mercado são a redução do consumo de diesel e o uso de óleos lubrificantes que exijam menos paradas dos veículos.
“A disponibilidade de Arla 32 não é mais um problema, mas os motoristas desejam ser informados sobre possíveis adulterações no tanque. O público também quer saber dos sistemas de telemetria quando parar, onde e porque”, completa o especialista.

SERVIÇO
15° Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel
Onde: Teatro Positivo - Pequeno Auditório
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba (PR)
Quando: 
14/8, de 8h às 18h
15/8, de 8h às 13h
Palestra FPT Industrial - 14/8, às 11h10
Mais informações: (11) 3287-2033 - Ramal 106
FONTE: FPT 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA