Facchini

Volvo apresenta semipesado 100% elétrico

Reforçando o objetivo de assumir a liderança em soluções eletrificadas para o transporte de mercadorias em grandes centros urbanos, a Volvo Trucks apresentou na última terça-feira (8) um novo caminhão 100% elétrico, o FE Eletric. O lançamento ocorre três semanas após a apresentação do FL Electric, o primeiro caminhão 100% elétrico da marca. 
"Com a introdução do Volvo FE Electric, temos uma ampla gama de caminhões movidos a eletricidade para as operações da cidade e estamos dando mais um passo estratégico no desenvolvimento de nossa oferta total de soluções de transporte eletrificado. Isso abre as portas para novas formas de cooperação com cidades que visam melhorar a qualidade do ar, reduzir o ruído do tráfego e reduzir o congestionamento nos horários de pico, já que as operações comerciais podem ser realizadas silenciosamente e sem emissões de gases no início da manhã ou tarde da noite ", destaca Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

O primeiro Volvo FE Electric apresentado nesta semana é um caminhão de lixo com superestrutura, desenvolvido em conjunto com o principal fabricante europeu de coletores de lixo, Faun. O modelo começará a operar no início de 2019 na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo.

Segundo a montadora, os modelos FE Eletric serão oferecidos ao mercado europeu com uma ampla variedade de opções de configuração, destaca-se a opção de cabine low-entry, lançada em março deste ano. Outra opção de destaque é a possibilidade de otimização da capacidade de carga das baterias, afim de atender diferentes exigências de transporte.

LEIA: Volvo apresenta cabine low entry para a linha FE 


O inédito Volvo FE Eletric conta com dois motores elétricos com potência máxima de 370 kW e transmissão Volvo de 2 velocidades. O armazenamento de energia do modelo é feito em baterias de lítio que garantem uma autonomia de até 200 km dependendo das condições de operações. De acordo com a Volvo, uma carga rápida dura em torno de 1,5 horas, já para a carga total das baterias demanda-se um tempo de até 10 horas. 


Projetado para operações de distribuição em grandes metrópoles e entregas regionais que exigem peso bruto total de até 27 toneladas, o inédito Volvo FE Eletric estará disponível para venda no mercado europeu a partir de 2019. 

TEXTO: Lucas Duarte

Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA