Facchini

Volvo apresenta seu primeiro caminhão 100% elétrico

Com o objetivo de assumir a liderança em soluções eletrificadas para o transporte de mercadorias em grandes centros urbanos, a Volvo Trucks apresentou na última semana o seu primeiro caminhão 100% elétrico, o FL Electric. 

"Temos um imenso orgulho de apresentar o primeiro de uma série de caminhões Volvo totalmente elétricos prontos para o tráfego regular. Com esse modelo, estamos possibilitando que cidades que visam o desenvolvimento urbano sustentável se beneficiem das vantagens do transporte de caminhões eletrificados", diz Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

Segundo a montadora, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das grandes cidades, o novo Volvo FL Electric é ideal para operações noturnas graças ao baixo nível de ruído, o que possibilita ainda uma redução significativa do conflito entre caminhões e automóveis durante o dia e em horários de pico. 

Podendo ser equipado com duas a seis baterias de íons de lítio, totalizando 100-300 kWh, o inédito Volvo FL Electric possui autonomia de até 300 quilômetros. O tempo de recarga completa é de 10 horas ou de 1 a 2 horas por meio de carga rápida. Já o trem de força do modelo é composto por um motor elétrico capaz de gerar 130 (kW) 176 cv e torque de 43,3 kgfm, combinado com uma transmissão de duas velocidades.

Segundo a Volvo as primeiras serão produzidas e entregues a partir de 2019 e serão empregadas em operações de distribuição urbana e coleta de lixo. Os dois primeiros caminhões Volvo FL Electric serão operados pela empresa de coleta de lixo e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA