Projeto de lei autoriza posse de armas a caminhoneiros

Na última quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados em Brasília, foi palco do XVIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. Políticos e representantes das principais entidades e órgãos do setor se reuniram para debater temas de extrema importância para o País no que diz respeito ao TRC.
Durante o evento foram discutidos temas como a política de preços da Petrobras sobre os combustíveis, carga tributária imposta sobre as operações de transporte e o crescente roubo de cargas em âmbito nacional. 
De acordo com a pesquisa, em 2017 foram registrados 25.970 casos de roubo de cargas no Brasil, totalizando um prejuízo de R$ 1,570 bilhões. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, juntos, somam 81,56% das ocorrências.
Segundo o Coronel Paulo Roberto de Souza, as cargas mais visadas são produtos alimentícios, cigarros, combustíveis, eletrônicos, produtos farmacêuticos, bebidas, têxteis e confecções, autopeças e produtos químicos. “A situação é bastante preocupante e vem se agravando ano após ano. Medidas precisam ser tomadas com urgência para viabilizar o transporte de segurança no país”, afirmou Souza.
Posse de armas para caminhoneiros
Diante do crescente prejuízo causado pelo roubo de cargas nos últimos anos, o Deputado Federal Professor Victório Galli (PSL/MT) presente no evento, apresentou na última quarta-feira (9) o Projeto de Lei 10.205/2018, que concede a posse de armas aos caminhoneiros, com uso restrito ao interior dos caminhões. 
Segundo o Deputado, o projeto de lei corrobora com o Estatuto de Desarmamento (Lei 10.826/2003), de 2003, que autoriza a posse de arma em residência ou local de trabalho, assim, o caminhoneiro poderá no interior de seu caminhão ter a posse de arma para sua legitima defesa, de sua família e da carga que transporta. 
No teor do projeto, o Deputado reconhece a necessidade de uma análise detalhada do projeto de lei, mas ressalta a insegurança e sofrimento diário de caminhoneiros diante dos frequentes ataques de bandidos em rodovias e nas grandes cidades. 
"Sou a favor da posse de armas para os caminhoneiros que arriscam suas vidas pelo Brasil afora para trazer o sustento de suas famílias", argumentou o deputado no teor do projeto. 
O Projeto de Lei que concede a posse de armas a caminhoneiros agora aguarda o Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para o início das análises, discussões e futuras votações. 

Confira na íntegra o PL 10.205/2018: CLIQUE AQUI 

De a sua opinião sobre a posse de armas a caminhoneiros: CLIQUE AQUI

TEXTO: Lucas Duarte

Blog Caminhões e Carretas 

Postar um comentário

34 Comentários

  1. No Rio de janeiro quem da cobertura prós ladrão é a própria polícia mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roubo de carga e caminhões esta muito difícil de combater, primeiro, em muitas região tem muita gente poderosa envolvidos, e depois também tem muitos policiais corruptos, o Brasil tem que renovar tudo, e criar lei de pena de morte para esses bandidos perigosos, não podemos atolerar mais este topo de situação,e também poste de arma pra min so dentro da gabine do caminhão pra min não sou de acord, peço para o presidente Bolsonaro que faça tudo de bom ao nosso favor , obrigado

      Excluir
    2. Não sou a favor pois vai ter muitos motorista não vai se comportar tendo poder de uma arma co.o deve ser

      Excluir
    3. Motorista pode dirigi caminhao com 50 toneldada dia noite nao pod ter arna kkk vai estuda ver ok realidade da estrada caminhao muito mais perigoso k uma arma tem gente otario nesse mundo mds

      Excluir
  2. É só seguir as leis ,para podermos não termos
    problemas

    ResponderExcluir
  3. Além da posse, por ser uma profissão de risco e extress constante, necessitamos também da aposentadoria especial por tempo de serviço, 25 anos trabalhados, estámos morrendo nas estradas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! 25 anos pra nossa profissão seria o mínimo

      Excluir
  4. E quando ele for fazer refeições ou tomar banho em um posto de gasolina? Já que terá a posse não poderá carregar a arma consigo. Com certeza teremos uma grande incidência de arrombamentos de caminhões. Sou a favor da lei mas, que seja bem pensada para não gerar outro problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso , essa arma terá que ficar só na cabine ? E o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa ? Isso precisa de ajustes .

      Excluir
  5. Sou caminhoneiro, resido no Rio de janeiro e considero está ideia uma tremenda idiotice! Só será mais um item interessante para os assaltantes de carga que chegam em carros armados com fuzis! Caminhoneiro não e imortal, se reagir MORRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Concordo com você, como reagir a um assalto onde chega uns três indivíduos pra roubar nós caminhoneiros... Feliz Ano novo a todos nós

      Excluir
    2. Mais os bandidos são imortais? Cidadoes de bem é a maioria na Argentina já é legalizada a tempos e nem por isso chega a a 5 ./' da violência do Brasil.

      Excluir
    3. Não sou de acordo. ..devendo qualificar e investir mais nas polícias ostensivas para assim fazerem a devida proteção aos trabalhadores. IMAGINA UM CAMIONEIRO TOMANDO REBITE E AINDA ARMADO. ..JÁ ALGUNS TEM A ARMA NAS MÃOS QUE É O CAMINHÃO ONDE NADA RESPEITAM NAS ESTRADAS ESSES POUCOS QUE DENIGREM A PROFISSÃO HONROSA DOS DEMAIS IRIAM FAZER MERDA...E COMO MUITOS DIZEM UM ASSALTO PLANEJADO fica inviável de reagir...E se numa greve eles se divergirem acabam se matando. ..Pois tem alguns que estão contente com o apoio do patrão ou possuem caminhões próprios e não podem se dar o luxo de parar ..É uma situação complexa mesmo!!

      Excluir
  6. Bom dia não sou motorista ainda mas creio que daí vao atirar primeiro pra depois informar o assalto

    ResponderExcluir
  7. A maior palhaçada. A arma dentro do caminhão, o cara desce para jantar o bandido mete o revolver nele. Porte de arma ao cidadão de bem e pronto. Os bandidos já estão todos armados. Que o caminhoneiro desça do caminhão para ir cagar, com o revólver na cintura.

    ResponderExcluir
  8. Julio Soares27 novembro, 2018

    Precisamos mesmo e da aposentadoria especial para quem transporta produtos perigos,tenho 60 anos, 27 anos trabalhados e minha aposentadoria foi negada.

    ResponderExcluir
  9. Tem muito que estudar e ver que pode usar uma arma.
    Tem muitos colegas que não pode usar sequer uma faca.
    Porte de arma que eu sei a arma tem que está junto de quem a as porta ,não no estabelecimento.
    Sou a favor do porte de arma.

    ResponderExcluir
  10. Tem muito que estudar e ver que pode usar uma arma.
    Tem muitos colegas que não pode usar sequer uma faca.
    Porte de arma que eu sei a arma tem que está junto de quem a as porta ,não no estabelecimento.
    Sou a favor do porte de arma.

    ResponderExcluir
  11. Arma só dentro do caminhão nao vai resolver muita coisa. Porque quando deixar o caminhão sozinho vai ter muito ladrão arrombando cabines pra roubar nossa arma... deve ser bem pensada essa lei..

    ResponderExcluir
  12. Pelo tanto de imposto que pagamos a esses políticos,o porte de arma, tinha que ser de graça,ja colocamos eles no poder,de graça, tá más do que na hora de sermos retribuído.

    ResponderExcluir
  13. Precizamos de apoio tmbn sobre antt que ñ esta fiscalizando os fretes, precizamos de revizåo sobre uso das faixas da direita (vazio) obs muita multa sem sentido, precizamos apoio na legitima defesa, precizamos de apoio em.muitas coisas e se posivel um canal no.particular pra podermos desabafar e entrar em.acordos sobre questoes nessa arda da gente que tanto sofre de varias formas, Brasil acima de tudo e Deus acima de todos
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. A polícia não concegco acabar com o roubo de carga aí resolvem autorizar o caminhoneiro comprar uma arma e acham que nos é quem vamos resolver... Podemos e devemos andar armados, mais para nossa única segurança

    ResponderExcluir
  15. JÁ ME CANSEI.
    SÓ BICHA NESSE PAÍS.
    UM MONTE DE CALÇA CAGADA QUE SÓ SABE DIZER QUE ARMA NÃO ADIANTA E QUE O BANDIDO ISSO, O BANDIDO AQUILO.

    PARECE QUE O BANDIDO É IMORTAL...

    POR UM BRASIL ARMADO ATÉ OS DENTES!!!

    A LUTA CONTINUA!!!

    ResponderExcluir
  16. Se portar arma resolvesse policiais não morreriam nas mãos de bandidos

    ResponderExcluir
  17. Se portar arma resolvesse policiais não morreriam nas mãos de bandidos

    ResponderExcluir
  18. Quando eles chegarem é uma van cheia de vagabundos uma moto e dois três carros pequenos,i iss é quando não pega a gente no posto

    ResponderExcluir
  19. boa noite eu sou a favor tambem sou camioneiro demoro pra liberarem pra nos

    ResponderExcluir
  20. Tendo exame toxicológico regular aos motoristas, até que seria prudente conceder porte à está nobre classe profissional, porque todos sabemos o que ocorre de forma até "tradicional".

    ResponderExcluir
  21. Eu espero que votem pois nos precisamos e temos direito a nos defender porque nao temos seguranca onde paramos p pernoitar os vagabjndos sabem que estamos a merce eles aproveitam mas so de aprovar a lei eles vao pensar duas veses antes bater em cabines estoj no aguardo da liberação p comprar a minha

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.