Mercedes-Benz inaugura Campo de Provas no Brasil

Cumprindo com o prometido em setembro de 2016, a Mercedes-Benz inaugurou hoje (15) em Iracemápolis, estado de São Paulo, o maior Campo de Provas do Hemisfério Sul. A nova estrutura da montadora se destaca pelo elevado nível tecnológico, ideal para o desenvolvimento de caminhões e ônibus. 
“Esse moderno e avançado Campo de Provas amplia notavelmente nossa capacidade de simulações e testes, acelerando e otimizando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico de veículos comerciais para nossos clientes do Brasil e de outros mercados de exportação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com esse novo passo marcante de inovação e evolução, a Mercedes-Benz reforça ainda mais sua presença na plataforma global de desenvolvimento do Grupo Daimler”.
“Estamos inaugurando essa moderna e fantástica estrutura de testes que traz recursos avançados como tecnologia digital e conectividade. Nossos engenheiros estão online com todos os Campos de Provas da Daimler no mundo”, destaca Philipp Schiemer. “Assim, nossa Empresa está preparada para as tendências do transporte e da mobilidade”, destaca o executivo. 
“Esse Campo de Provas representa muito bem a nossa maneira de viver o futuro. Aliás, mais do que isso, de antecipar o futuro. É aqui nessas pistas, por exemplo, que poderemos em breve testar os mais tecnológicos e inovadores caminhões e ônibus Mercedes-Benz para o Brasil e outros países”, informa Philipp Schiemer. “Ou seja, estamos sempre preparados para o que vier por aí no transporte de carga e passageiros e atender as demandas dos nossos clientes do Brasil e de qualquer parte do mundo”, conclui. 

Uma obra complexa e com números expressivos 
Fruto de um investimento de cerca R$ 90 milhões, o novo Campo de Provas da montadora alemã ocupa uma área total de 1.300.000 metros quadrados, espaço equivalente a 150 campos de futebol e está localizado ao lado da fábrica de automóveis da marca em Iracemápolis, São Paulo. 

Segundo informações da montadora, foram necessários 18 meses para a construção de toda a estrutura. Somente na fase de terraplanagem, foram movimentados 1.500.000 metros cúbicos de terra. 
O novo espaço da Mercedes-Benz com uma estrutura especializada e 16 pistas (14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra), numa extensão total de 12 km para diversos tipos de testes. Cada placa de concreto das pistas de durabilidade mede 5 metros de comprimento, com várias medidas de largura, e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu uma complexa obra de fundação.
De acordo com a Mercedes-Benz foram empregadas técnicas de construção civil e materiais que asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas. Além disso, o projeto exigiu dos construtores uma tolerância máxima de 5 mm na superfície das placas, um grande desafio que foi vencido pela engenharia civil brasileira. 
Além das pistas de testes, o Campo de Provas conta com uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Compartilha com a fábrica de automóveis recursos de segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos colaboradores da equipe.
Campo de provas conectado com o mundo
Além dos números expressivos de construção, engenharia e investimentos, o novo Campo de Provas da Mercedes-Benz se destaca também pela avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System. Esta grande novidade no mercado brasileiro se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.
Este sistema utilizado pela Daimler permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo. Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos Campos de Provas. Com o sistema de monitoramento de altíssima precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento.
Estrutura reproduz condições reais de operação do Brasil 
De acordo com a Mercedes-Benz o inédito Campo de Provas possibilitará o desenvolvimento de produtos nacionais que atendam as demandas específicas do mercado brasileiro, como por exemplo, robustez e durabilidade. 
Para assegurar essas características, a nova estrutura da montadora conta com uma pista de terra concebida especificamente para testes de ônibus e caminhões que operam em atividades fora de estrada, como os extrapesados. Destaca-se ainda a possibilidade da realização de testes de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança e ruídos. 
Segundo a montadora, essas possibilidades são fundamentais frente às severas exigências das estradas brasileiras, especialmente de setores vitais da economia nacional, como produção de grãos, cana-de-açúcar e mineração.
Referência de um dos mais modernos Campos de Prova do mundo
O inédito Campo de Provas da Mercedes-Benz no Brasil foi baseado no modelo da Daimler em Wörth, na Alemanha, um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da Companhia e também do setor em todo o mundo.

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas  
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário