Facchini

Randon New R

Scania apresenta inédita Série L com rebaixamento dianteiro automático

A Scania apresentou nesta quinta-feira (7) sua nova gama de caminhões e soluções voltadas para operações em centros urbanos. Dentre as novidades destaca-se a inédita Série L que além de contar com a já consagrada Low Deck Entry passa a contar também com um inédito sistema de rebaixamento automático.  
Ideal para aplicações que envolvem distribuição, coleta de lixo ou serviços na área da construção, os novos modelos Scania Série L chegam ao mercado europeu com três opções de teto para a cabine, sendo: L-Cab Day Low (teto baixo), L-Cab Day Normal (teto normal) e L-Cab Day High (teto alto). 
Completam as opções de configuração, os motores de 9 litros com potência de 280 a 360 cv que podem ser combinados com transmissão Opticruise de 8 ou 12 velocidades ou transmissão automática Allison. Além disso a linha L será disponibilizada nas versões cavalo-mecânico ou chassi rígido com até cinco opções de configuração de eixo (4x2, 6x2, 6x4, 6x2* 4 ou 6x2/4).
O grande destaque da nova Série L fica por conta do elevado conforto e praticidade proporcionada ao motorista e passageiros durante as operações urbanas. Os modelos contam apenas com um degrau de acesso a cabine com 79 centímetros de largura, portas com 91 centímetros de largura que facilitam o embarque e desembarque e um inédito sistema de rebaixamento automático da dianteira, ativado sempre que o freio de mão é acionado. O sistema reduz em até 56 centímetros a distância entre o solo e o piso da cabine, passando de 80 centímetros para apenas 24 centímetros. Vale ressaltar ainda que essa distância pode variar conforme o pneu utilizado. 
O conforto proporcionado pelo inédito sistema se destaca ainda mais quando se compara as novas cabines L com os modelos anteriores, quando eram necessários dois degraus de acesso a cabine e a distância mínima de 93 centímetros do solo ao piso da cabine. 
Outro ponto forte da nova série L está na segurança proporcionada durante as operações em grandes centros urbanos. Os modelos contam com um novo posicionamento do banco do motorista, painel de instrumentos mais baixo, colunas da cabine mais finas, vidro vigia na porta do passageiro, para-brisa e janelas maiores. Todas essas características garantem ao condutor uma ampla visibilidade de tudo que acontece ao redor do veículo, como por exemplo o transito de pedestres e ciclistas. Destaca-se ainda o piso plano no interior da cabine, que permite o desembarque do motorista pelo lado direito, evitando assim o risco de atropelamentos em casos de embarque ou desembarque na via de circulação. 
“Pode dizer-se que a série L é a joia da coroa da nossa oferta urbana,” declara Henrik Eng, Diretor de Produtos Urbanos da Scania Trucks. 
As novidades da inédita Série L não param por aí. Em 2018, ano em que os modelos estarão disponíveis para aquisição, a Scania disponibilizará ainda versões com motorização a gás, equipados com o já conhecido motor OC09 que pode abastecido com NC (gás natural comprimido) ou GNL (gás natural liquefeito). 
Com o lançamento dos modelos voltados para aplicações urbanas, a Scania conclui a apresentação da nova geração de caminhões ao mercado europeu. A partir de agora a montadora começa a focar no lançamento dos novos modelos nos demais mercados em que a marca está presente, como por exemplo Austrália e América Latina. 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA