Facchini

Randon New R

Agências de emprego alertam para falta de motoristas na Europa

A Confederação de Recrutamento e Emprego (REC) britânica divulgou na última semana o resultado de uma nova pesquisa sobre a falta de motoristas. 57 agências de emprego especializadas no recrutamento de motoristas participaram da pesquisa. 
De acordo os resultados obtidos pela REC, 98% dos recrutadores especializados estão lutando para encontrar motoristas suficientes. Destes, 70% disseram que a escassez piorou desde o Natal passado. Além disso, 54% dos participantes da pesquisa acreditam que a falta de motoristas prejudique a entrega de todas as mercadorias antes do período natalino. 
O percentual de agências de emprego que acreditam no aumento da escassez de motoristas também é alto. Segundo a REC, 82% dos entrevistados acreditam que a situação pode piorar se o acesso dos trabalhadores da União Europeia for restrito no Reino Unido nos próximos meses. 
O presidente-executivo do REC, Kevin Green, disse: "Nossos membros estão muito preocupados com os problemas em curso na busca de candidatos para os cargos de motorista. Especialmente nesta época do ano com as compras de Natal acontecendo, não ter motoristas suficientes para entregar bens pode ter consequências terríveis.
"Sabemos que há uma série de razões pelas quais o setor tem problemas para encontrar novos talentos. Estes variam desde um treinamento caro até altas taxas de seguro para jovens motoristas e infraestrutura ruim. A indústria precisa abordar essas questões e ao mesmo tempo, garantir que o ambiente de trabalho atraia uma força de trabalho mais diversificada.
"Se o governo falhar em garantir os direitos dos trabalhadores da União Europeia pós-Brexit, a situação atual poderia se transformar em uma catástrofe", completou o executivo.
Gethin Roberts, diretor-gerente da Drivers Direct, agência especializada na contratação de motoristas também comentou os resultados da pesquisa. "É bastante claro que a indústria precisa atrair novos talentos para atender a demanda de motoristas qualificados no futuro.
"A pesquisa mostra que a idade média de um motorista de é de 53, com apenas 2% dos drivers com menos de 25 anos. Para incentivar as pessoas a se juntarem à indústria, precisamos garantir mais fundos para treinamento vocacional, melhores instalações de motorista e uma campanha para aumentar consciência dos benefícios de trabalhar neste setor gratificante ", concluiu diretor. 

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA