Facchini

Randon New R

TATRA apresenta caminhão com quatro eixos direcionais

A TATRA, montadora checa consagrada pela robustez e desempenho dos modelos militares e off-road, acaba de produzir e entregar a um cliente suíço um caminhão com quatro eixos direcionais e tração 8x8.

A solução feita sob medida conforme as necessidades do cliente, teve como base o modelo TATRA PHOENIX Euro 6, que posteriormente será equipado com uma grua móvel para operações no setor da construção civil. 

Destaca-se no modelo a possibilidade de direção simultânea de todos os eixos ou direção independente de cada eixo, ou seja, cada eixo em uma direção diferente. Como resultado, a tecnologia oferece diferentes modos de condução, para a frente ou para trás para a esquerda ou para a direita no mesmo ângulo de rotação de todos os quatro eixos. 

O modelo conta ainda com dois modos de condução, ON-ROAD e OFF-ROAD. Destinado a operações em vias públicas, o modo ON-ROAD bloqueia o controle direcional do terceiro eixo (1º eixo traseiro), já o quarto eixo (2º eixo traseiro) acompanha a mesma direção dos eixos frontais, entretanto essa função é habilitada apenas em velocidades superiores a 30 km/h e inferiores a 50 km/h, acima desta última o direcionamento também é bloqueado.

Já o modo OFF-ROAD desenvolvido para operações severas e fora-de-estrada conta com três variações, no ALL-WHEEL é possível girar as rodas traseiras na mesma direção das rodas dianteiras. Já no CRAB STEERING as rodas traseiras giram em um faixa de 0 a 21 graus na mesma direção das rodas dianteiras. Por último está o MANUAL STEERING que permite a direção das rodas traseiras independentemente da posição das rodas dianteiras, permitindo assim que o condutor corrija a direção do veículo por meio de ajustes nas rodas traseiras. 


Os eixos traseiros do TATRA 8x8 são controlados por um sistema hidráulico eletrônico, a disposição do motorista, está um controle eletrônico localizado próximo a alavanca de câmbio no túnel central do motor, com oito teclas de função que permitem a seleção do modo de direção e o controle da rotação dos eixos traseiros. Acima dos botões há um display que mostra a ativação dos botões individuais. 

No quesito segurança o TATRA 8x8 também não deixa a desejar. O modelo conta com sistemas de leitura e teste que checam as condições de operação e impedem o uso errado dos modos de condução ON-ROAD e OFF-ROAD, alertando o motorista por meio de sinais sonoros. Além disso o sistema permite a seleção do modo apenas com o veículo parado ou até uma velocidade máxima de 5 km/h.

A alta tecnologia presente no TATRA PHOENIX EURO 6 "KRAB" traz como benefícios, a circulação aprimorada em locais estreitos ou de difícil acesso, facilidade para a realização de operações de carga e descarga e robustez suficiente para encarar terrenos irregulares seja em aclives ou declives, proporcionando assim ao motorista uma experiência de condução única. 

A entrega do produto confirma a capacidade da TATRA de oferecer soluções seguras, versáteis que atendam as mais diversas necessidades de cada cliente. 

Confira algumas variações de direção dos eixos:

Caminhões e Carretas 

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA