Facchini

URGENTE: Petrobras anuncia aumento de 4,3% no preço do Diesel

Após manter o preço do óleo diesel nas refinarias de todo o país no fim do mês de março, a Petrobras anunciou na noite dessa quinta-feira (20) um aumento significativo no preço do óleo diesel. 
Segundo comunicado divulgado pela própria empresa, o preço do diesel será reajusto em 4,3% em média a partir da 0h dessa sexta-feira (21). A decisão é explicada principalmente pela elevação dos preços dos derivados nos mercados internacionais desde a última decisão de preço, que mais que compensou a valorização do real frente ao dólar, e por ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno. 
A Petrobras destaca ainda que o comportamento dos preços de derivados foi marcado por volatilidade nos mercados internacionais em resposta a evento geopolítico, como o ocorrido na Síria.
Segundo a empresa, a decisão do Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) segue a a política de preços anunciada em outubro de 2016. 
Sobre o preço do combustível nas bombas, a Petrobras destacou que se o reajuste for repassado de forma integral, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final o valor do diesel pode subir 2,9% ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média. A decisão de aumento ou não dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

Gasolina
O preço da gasolina nas refinarias também está incluído na nova política de preços da Petrobras. Segundo a empresa, o preço do combustível também terá um aumento de 2,2% em média nas refinarias. Se repassado ao consumidor de forma integral, a gasolina terá um aumento de 1,2% ou R$ 0,04 por litro.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA